saneamento basico

Prefeitura assumirá serviço de tratamento de água e esgoto em Paranavaí/PR

Imagem Ilustrativa

A ideia, segundo o prefeito KIQ, é assumir o serviço a partir de 2022. O contrato da Sanepar, que venceu em 2018, não será renovado.

A prefeitura assumirá o serviço de saneamento em Paranavaí a partir de 2022. É o que estima o prefeito Carlos Henrique Rossato Gomes (Podemos), conhecido como delegado KIQ. Na região Noroeste, as cidades de Ibiporã, Santa Isabel do Ivaí e Terra Rica são algumas cidades que já trabalham com o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae).

Em entrevista ao Portal da Cidade, o prefeito explica que a ideia é terceirizar a execução do serviço de água e esgoto a partir do ano que vem, assim como acontece com a coleta de lixo.

Por enquanto, a Sanepar continua prestando o serviço em Paranavaí, por ser considerado essencial, mesmo com o contrato vencido desde 2018. “O contrato não foi nem será renovado”, garante KIQ. Segundo ele, a prefeitura pretende, inicialmente, assumir o serviço para analisar, com calma, se é mais viável trabalhar de forma terceirizada ou abrir uma nova concessão.

“A ideia do município, hoje, é municipalizar o serviço de tratamento de água e esgoto a partir de 2022. No entanto, precisamos de projeto, licitação, etc”, pontua o prefeito. Ele conta que a previsão é que os primeiros investimentos sejam feitos em três conjuntos habitacionais do jardim São Jorge, Geraldo Felipe, Francisco Luiz de Assis e Luiz Lorenzetti.


LEIA TAMBÉM: Agências internacionais elevam classificação e reconhecem avanços da Sanepar


Quais são os benefícios para a população?

KIQ explica que, com a municipalização do serviço, os valores arrecadados serão investidos em Paranavaí e não haverá divisão de lucros. Diferente do que pode ser feito pela Sanepar.

Outros benefícios é a provável diminuição da tarifa de água e reajustes menores dos que são aplicados pela Agência Reguladora do Paraná (Agepar) e, consequentemente, pela Sanepar.

Os investimentos municipais, conforme o prefeito, poderão ser destinados às galerias de água pluviais, tratamento de água e esgoto, coleta de lixo e meio ambiente. Mas o principal será a rede de esgoto para parte da Coloninha e dos Três Conjuntos, no jardim São Jorge, que somam os 15% de Paranavaí que ainda não tem o serviço.

Marco Legal do Saneamento Básico

O novo Marco Legal do Saneamento Básico do Brasil, que passou a valer em 2020, visa, especialmente, a universalização do serviço de água e esgoto no país até 2033. O governo federal afirma que 35 milhões de pessoas ainda não têm acesso à água tratada e mais de 100 milhões não contam com serviços de coleta de esgoto.

Em Paranavaí, 100% dos bairros contam com tratamento de água e 85% com rede de esgoto, de acordo com a prefeitura. A administração estima levar rede de tratamento de esgoto aos 15% restantes o quanto antes, mas ainda não há data de previsão.

O prefeito finaliza dizendo que caso a população e a prefeitura avaliem que é mais viável um contrato de concessão do que um serviço terceirizado, será obrigatória a abertura de uma licitação, podendo concorrer à vaga prestadores de serviço públicos e privados, seguindo as orientações do Marco Legal.

O que diz a Sanepar

Sobre o assunto, confira a nota enviada ao Portal da Cidade pela Sanepar:

“A Sanepar presta serviço de coleta e tratamento de esgoto para 79,54% dos moradores da cidade. Todo esgoto coletado é tratado. Entre as obras recentemente concluídas e as em andamento, os investimentos da empresa são de R$ 59,53 milhões para ampliação e melhorias dos serviços de água e esgoto. Até 2025, a previsão é de que os investimentos superem os R$ 40 milhões. Sobre a manifestação da Prefeitura em municipalizar o serviço, a Sanepar não irá se manifestar no momento”.

Fonte: Portal da Cidade.

Últimas Notícias:

CAGEPA abre consulta pública sobre PPP do saneamento

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA) abriu a Consulta Pública nº 01/2025, etapa decisiva para a consolidação da Parceria Público-Privada (PPP) voltada à universalização e modernização dos serviços de esgotamento sanitário em 85 municípios das Microrregiões de Água e Esgoto do Alto Piranhas e do Litoral.

Leia mais »
Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

O intuito dessa iniciativa da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) é receber contribuições da sociedade para o aprimoramento da proposta da norma de referência (NR) sobre diretrizes para o reúso não potável de água proveniente de efluentes da prestação de serviços públicos de esgotamento sanitário.

Leia mais »