saneamento basico

Santos/SP melhora posição em ranking ambiental

[vc_row][vc_column][vc_column_text]

Após conquistar melhor colocação da história no ranking ambiental do Programa Município VerdeAzul 2020, do Governo do Estado, Santos recebeu a notícia de que melhorou ainda mais sua posição na lista, graças à revisão das pontuações, feita pela Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente (Sima).

Na apresentação oficial dos resultados, em 17 de dezembro de 2020, Santos havia obtido 90,25 pontos, ficando na 28ª posição. Agora, com a revisão, o Município passou a ter 92,24 pontos, saltando para a 21ª.

O ranking avalia as cidades melhor adaptadas à sustentabilidade. A revisão, anunciada nesta terça (30), é feita após pedido dos municípios.

No caso de Santos, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), que coordena as ações do VerdeAzul na Prefeitura, percebeu que informações sobre Arborização Urbana, mesmo enviadas, não haviam sido avaliadas pela Sima, que aceitou a argumentação e revisou as notas.


LEIA TAMBÉM: CIÊNCIA UFSCAR ESTREIA COM EVENTO SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS


“O primeiro resultado, que nos colocava em 28º, já era o melhor desde o início do programa, em 2007. Agora, com o reconhecimento de itens que não haviam sido avaliados quando da entrega dos documentos, melhoramos ainda mais. É um reconhecimento do esforço de todos”, avaliou o secretário de Meio Ambiente, Márcio Paulo.

Programa Município Verde-Azul premia as cidades reconhecidas como exemplo de gestão ambiental local e sustentabilidade. Todos os 645 municípios paulistas são avaliados. A avaliação incluiu dez quesitos: município sustentável, estrutura e educação ambiental, conselho ambiental, biodiversidade, gestão das águas, arborização urbana, qualidade do ar, uso do solo, esgoto tratado e resíduos sólidos.

Em 2018, Santos ficou na 36ª colocação, subindo oito posições em relação a 2017, quando a Cidade obteve 85,31 pontos. Já em 2017, com 80,88 pontos, a Cidade ficou na 44ª posição. A pontuação varia de zero a 100 e, para obter o selo, o município deve ter média superior a 80 pontos.

Fonte: Santos SP.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Últimas Notícias:
Impacto Saneamento Saúde População

Ecosan | O impacto do saneamento na saúde da população

A relação entre saneamento e saúde é muito simples: sem água tratada e esgoto adequado, o risco de doenças como diarreia, leptospirose, hepatite A e infecções parasitárias aumenta consideravelmente. Crianças e idosos são os mais afetados, pois têm o sistema imunológico mais sensível.

Leia mais »
Gestão Resíduos Negócio

Gestão de resíduos é bom negócio

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, Lei 12.305/2010) define diretrizes claras para a destinação correta dos resíduos, mas, passados mais de 13 anos, grande parte dos municípios ainda falha na implementação.

Leia mais »