saneamento basico
Poluição na Lagoa da Conceição

São José: obras avançam para tornar tratamento de esgoto em Potecas mais moderno

Tratamento de Esgoto em São José

A obra da nova Estação de Tratamento de Esgoto de Potecas segue em ritmo acelerado, com o primeiro tanque de aeração já mostrando sua estrutura. Na última semana, uma nova concretagem envolveu 70 caminhões betoneira para depositar 664 metros cúbicos de concreto na base.

A meta da CASAN é concluir até janeiro a laje de fundo do primeiro tanque.

Então serão ao todo quatro tanques, sendo três construídos na primeira etapa da obra. Cada um terá aproximadamente 4,7 mil metros quadrados, equivalente ao tamanho de meio campo de futebol. Nesses tanques, equipamentos fornecerão oxigênio ao esgoto, estimulando a depuração por meio de bactérias que se alimentam da matéria orgânica.

“Ainda que pareça uma área grande, é bem menor do que a das atuais lagoas de estabilização, pois teremos uma tecnologia muito mais eficaz e moderna para tratamento do esgoto”, explica o engenheiro da CASAN Antônio Alexandre Martins.

Contudo a nova ETE Potecas terá capacidade de vazão média de 600 l/s na primeira etapa, cerca de 42% a mais do que a atual unidade com sistema de lagoas de estabilização, onde ocorre o tratamento biológico, o que acaba causando mau cheiro.

Tratamento de Esgoto em São José

Portanto a tecnologia de lodos ativados por aeração prolongada, a nova ETE permitirá maior controle de odor e remoção complementar de fósforo. Com isso, vai garantir tratamento mais completo para o efluente final.

“A principal vantagem do novo sistema está na capacidade de depurar uma carga mais elevada de esgoto em menor espaço físico, resultando em um tratamento mais rápido e eficiente do efluente. Além disso, a Nova ETE terá dois biofiltros que contribuirão com a redução do odor emitido no processo de tratamento, trazendo uma maior qualidade de vida para a população”, explica a engenheira ambiental Larissa de Andrade Gonçalves, que atua nos programas ambientais das obras.

Com o investimento previsto de R$270 milhões, a nova ETE Potecas vai atender uma população de 328.494 habitantes na primeira etapa, podendo chegar a 437.992 com sua ampliação.

Fonte: SC.

Últimas Notícias:
Lixão Zero: 125 municípios goianos já fazem destinação ambientalmente correta de resíduos

Lixão Zero: 125 municípios goianos já fazem destinação ambientalmente correta de resíduos

Em Goiás, 125 municípios já realizam a destinação ambientalmente adequada dos resíduos sólidos urbanos. Os dados são do levantamento mais recente da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad), feito em setembro como parte do Programa Lixão Zero, que tem o objetivo de encerrar todos os lixões a céu aberto no estado e estruturar a regionalização do saneamento básico.

Leia mais »

Poluição grave afeta 46% de ambientes aquáticos do mundo

“Sujos” ou “extremamente sujos”: estas são as classificações de 46% dos ambientes aquáticos do mundo. A conclusão é de um levantamento que compilou e sistematizou dados de 6.049 registros de contaminação por lixo em ambientes aquáticos de todos os continentes ao longo da última década.

Leia mais »