saneamento basico
Surto de cólera Haiti

Surto de cólera já matou mais de 200 pessoas no Haiti, diz relatório oficial

Surto de cólera Haiti

Pelo menos 202 pessoas morreram no Haiti em decorrência do cólera (140 em centros de saúde e 62 em casa), um aumento de 15% em relação aos dados de uma semana atrás, segundo relatório do Ministério da Saúde do país divulgado nesta quarta-feira, 23. Com uma taxa de positividade total de 38,92%, os casos suspeitos sobem para 11.648 (22% a mais), os confirmados para 949 (aumento de 15%) e o número de internados para 9.886 (com média de idade de 20,5 anos), detalha o relatório. Dos casos suspeitos, 58,9% correspondem a homens e os 41,1% restantes a mulheres. Por faixas etárias, o grupo mais acometido é de 1 a 4 anos, com mais de 2.250 casos suspeitos e 170 confirmados. Em meio a uma crise humanitária sem precedentes no Haiti, o departamento Oeste continua registrando o maior número de infecções, com mais de 90% dos casos suspeitos e mais de 825 confirmados. Especificamente, os municípios de Cité-Soleil e Porto Príncipe representam 62% dos casos suspeitos notificados no departamento Oeste. Porto Príncipe registra quase 4.000 casos suspeitos e 248 confirmados, sem contar as 368 infecções suspeitas e 14 mortes confirmadas na prisão da capital. Até o momento, seis departamentos relataram casos (Artibonite, Centro, Grand-Anse, Sul, Sudeste e Oeste).

País vive crise humanitária sem precedentes e maioria dos casos é detectado em crianças de 1 a 4 anos

Em comunicado, o Médicos Sem Fronteiras (MSF) fez um apelo pela intensificação de esforços urgentes para combater o surto de cólera, dado o “aumento preocupante de casos”. “Devemos mobilizar mais organizações e doadores e disponibilizar ferramentas essenciais como a vacinação para as equipes médicas”, acrescentou. Segundo a ONG, o reaparecimento da cólera em 29 de setembro, após três anos sem casos da doença, é sintoma de uma situação humanitária e sanitária “catastrófica” no país, onde Porto Príncipe está cercada e sufocada e com as principais rodovias que a conectam com o resto do país sob o controle de grupos armados. “Nossos centros atuais estão saturados e em breve estaremos com o máximo da capacidade”, alertou o chefe da missão, Mumuza Muhindo.

O que é cólera?

A cólera é uma doença que afeta o intestino delgado e é causada pela bactéria Vibrio cholerae, que entra no organismo de um indivíduo por meio do consumo de água e de alimentos que foram previamente contaminados pelo bacilo.

Essa é uma doença relacionada majoritariamente à higiene e ao saneamento básico sendo que em regiões onde há uma falta de infraestrutura básica, como redes de esgoto, é comum ter vários casos de cólera assolando a população local.  A cólera é uma condição relativamente grave, que pode levar o paciente a óbito.


LEIA TAMBÉM: Política Municipal de Saneamento Básico e a ocorrência de doenças nos municípios brasileiros

Quais os sintomas da cólera?

A cólera nem sempre apresenta sintomas claros e, muitas vezes, tudo o que o paciente pode apresentar é uma forma de diarreia leve. No entanto, certos casos de maior gravidade de cólera necessitam de tratamento médico para evitar que eles evoluam e causem complicações ao paciente.

Entre os principais sintomas de cólera, podemos destacar:

– diarreia volumosa;
– fezes líquidas e acinzentadas;
– náuseas e vômitos;
– febre leve;
– dores e cólicas abdominais;
– desidratação;
– letargia;
– pele seca e sede excessiva;
– baixa da pressão arterial; e
– cãibras musculares.

Como é o tratamento da cólera?

Para tratar a cólera, o tratamento consiste na reposição dos líquidos e minerais que são perdidos na diarreia. Além disso, o paciente pode tomar antibióticos com o objetivo de matar a bactéria causadora da cólera.

Pessoas que vão viajar para regiões endêmicas de cólera podem tomar uma vacina contra a cólera, que protege durante curtos intervalos de tempo e serve como uma forma de prevenção da cólera.

Fonte: JP.

Fonte: Rede São Luiz.

Últimas Notícias:
ANA Atenção Barragens

ANA chama atenção para segurança de 229 barragens no país

A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), lançou na quinta-feira (27) a edição de 2023 do Relatório de Segurança de Barragens (RSB). O documento, apresentado em uma transmissão pelas redes sociais, contabiliza ao todo 25.943 estruturas em todo o país.

Leia mais »
Teknano Imagem Post de Boas Vindas

Boas vindas ao novo parceiro: TekNano Ambiental

É com grande entusiasmo que damos as boas-vindas à TekNano, uma empresa inovadora e comprometida com a excelência. Sua inclusão em nosso guia de compras é resultado de uma cuidadosa seleção, focada em oferecer às nossas comunidades opções de alta qualidade e confiança.

Leia mais »