saneamento basico
Falta de Saneamento SC

Tratamento de esgoto de Balneário Camboriú/SC teve gestão desastrosa desde 2020 mostra relatório do IMA

Relatório IMA Tratamento de Esgoto Balneário Camboriú/SC

O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), através da sua Comissão Central de Licenciamento Ambiental aprovou, na terça-feira (31), a Licença Ambiental de Instalação (LAI) para a obra de recuperação da Estação de Tratamento de Esgotos da Emasa, no bairro Nova Esperança, e o relatório discutido pela Comissão mostra uma administração desastrosa por parte do governo municipal.

Tratamento de Esgoto em Balneário Camboriú

Contudo o sucateamento do sistema, que levou à poluição das praias no verão passado e levará novamente na próxima temporada, é tão escandaloso que permite a suspeita de atender ao interesse -pouco republicano- de privatizar operações da Emasa, uma empresa pública municipal extremamente rentável.

Portanto apesar da obtenção da LAI, ainda não existe projeto concluído, engenharia financeira definida ou licitação elaborada para as obras de melhoria da Estação de Tratamento de Esgotos, o que pode condenar a cidade a ter as praias poluídas também na temporada 2025.

Relatório IMA Tratamento de Esgoto Balneário Camboriú/SC

Em conclusão o trecho do relatório do IMA destaca que a Emasa, durante meses, jogou esgoto bruto no rio Camboriú, sem que a população fosse alertada pela direção da autarquia ou pelo gabinete do prefeito.

LEIA O RELATÓRIO NA ÍNTEGRA 

Fonte: Página3.

Últimas Notícias:
Impacto Saneamento Saúde População

Ecosan | O impacto do saneamento na saúde da população

A relação entre saneamento e saúde é muito simples: sem água tratada e esgoto adequado, o risco de doenças como diarreia, leptospirose, hepatite A e infecções parasitárias aumenta consideravelmente. Crianças e idosos são os mais afetados, pois têm o sistema imunológico mais sensível.

Leia mais »
Gestão Resíduos Negócio

Gestão de resíduos é bom negócio

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, Lei 12.305/2010) define diretrizes claras para a destinação correta dos resíduos, mas, passados mais de 13 anos, grande parte dos municípios ainda falha na implementação.

Leia mais »