saneamento basico
Maranhão Sem Coleta de Esgoto

Em São Luís/MA, apenas 20% do esgoto produzido é tratado de forma adequada

Tratamento de Esgoto em São Luís

São Luís está entre as cidades brasileiras que investem menos em saneamento básico, de acordo com um levantamento realizado pelo Instituto Trata Brasil.

A pesquisa revelou que apenas 20% do esgoto na capital maranhense é tratado adequadamente.

A cidade se encontra na 86ª posição entre as 100 cidades analisadas pelo instituto.

Apenas metade do esgoto produzido em São Luís é coletado, e em comparação ao ano anterior, a capital maranhense caiu no ranking de saneamento básico.

Portanto o investimento médio anual por habitante em saneamento em São Luís é de apenas R$ 21, muito abaixo do ideal, que seria de R$ 203 por habitante.

Contudo isso representa quase 10 vezes menos do que o investimento necessário.

LEIA TAMBÉM: Sorocaba/SP apresenta índices de excelência em oferta de saneamento básico à população

Tratamento de Esgoto em São Luís

Então o Instituto Trata Brasil avalia a qualidade do saneamento nas cidades do Brasil, e o presidente do instituto atribui os números preocupantes ao baixo investimento.

De acordo com dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento, a falta de serviços adequados de saneamento pode levar à propagação de doenças como leptospirose e diarreia em São Luís, algumas das quais já não são mais comuns em países desenvolvidos.

Fonte: OI.

Últimas Notícias:
Membrana de nanofiltração

Avaliação de uma membrana de nanofiltração para a remoção de antibióticos da água: um estudo de caso com Sulfametoxazol, Norfloxacina e Tetraciclina

Nesse contexto, o presente estudo avalia a nanofiltração, uma tecnologia de membranas filtrantes, na remoção de três antibióticos largamente consumidos (Tetraciclina, Norfloxacina e Sulfametoxazol) da água. Foi empregada a membrana NF270 (DOW – FilmTec), uma membrana de poliamida com massa molecular de corte de 400 Da que foi avaliada em termos de produtividade e capacidade de remoção dos antibióticos.

Leia mais »