saneamento basico

Ação do governo de Geraldo Alckmin (PSDB) contra o ONS

Diante da crise de abastecimento que pressiona o final de sua gestão, em ano de eleição, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) vai entrar na Justiça contra o ONS, órgão federal que administra o setor elétrico brasileiro.

O objetivo é restabelecer o nível de água da hidrovia Tietê-Paraná, que teve a navegação suspensa em diversos trechos no início de junho.

O governo de SP solicitou ao órgão e à ANA (Agência Nacional de Águas) o remanejamento de parte do volume de água que está sendo represado em hidrelétricas ao norte do Estado, mas foi negado.

A interrupção, segundo a administração tucana, tem freado o escoamento de milho e soja – de janeiro a julho de 2013, foram embarcados 1,4 milhão de toneladas de grão; neste ano, foram cerca de 500 mil toneladas.

Na semana passada, o NOS divulgou uma dura nota contra o governo paulista e a Cesp, prevendo colapso do abastecimento de água não apenas em regiões de São Paulo, mas também em municípios de Minas Gerais e do Rio de Janeiro.

O alerta se deve ao fato de Cesp ter reduzido a vazão de algumas de suas usinas, favorecendo o abastecimento de água para consumo humano em determinadas regiões de São Paulo.

Fonte: http://www.brasil247.com/pt/247/sp247/150675/Guerra-da-%C3%A1gua-Alckmin-vai-processar-governo.htm

Últimas Notícias:

Cinturão das Águas avança e se consolida como a maior obra de transferência hídrica estadual do Brasil com investimento de R$ 800 milhões

O Cinturão das Águas do Ceará, principal obra de transferência hídrica estadual do Brasil, avança em ritmo acelerado e já alcança 91% de execução, com previsão de conclusão para junho de 2026, consolidando-se como iniciativa estratégica para a segurança hídrica do Nordeste ao integrar reservatórios, reforçar o abastecimento humano e ampliar a oferta de água para milhões de pessoas em parceria entre o Governo Federal e o Governo do Ceará.

Leia mais »