saneamento basico

Centro viabilizará iniciativas para geração de energia renovável em Alagoas

Representantes da CIBiogás – Centro Internacional de Energia Renovável estiveram, nesta terça-feira (6), na Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande) para conhecer projetos executados em Alagoas ligados à produção de energia limpa. A CIBiogás atua a nível nacional na captação de parcerias para o desenvolvimento de ações voltadas à geração de energia renovável. A reunião contou com a presença de técnicos do Sebrae Alagoas.

De acordo com o secretário adjunto de Energia e Recursos Minerais da Seplande, Jackson Pacheco, as ações serão voltadas, em um primeiro momento, para o Arranjo Produtivo Local (APL) Mandioca no Agreste e a Cadeia Produtiva do Leite e Derivados.

As duas atividades produzem resíduos tóxicos que poluem o ambiente, como a manipueira, no caso da mandioca. Esses resíduos serão coletados e colocados dentro de um ‘biodigestor’ para que sejam formados gases a serem utilizados como fonte de energia”, explica.

A CIBiogás já realiza trabalhos deste tipo no estado do Paraná, onde a prática de coleta dos resíduos tornou-se mais uma fonte de lucro dos pequenos produtores. “Antes eles descartavam os resíduos, que contaminavam o solo ou a água, e não sabiam dos danos gerados por essa prática. Após o trabalho feito na região, eles comercializam esses produtos reduzindo os custos com a energia”, conta o gerente de Negócios da CIBiogás, Rodrigo Régis.

Ele explica que objetivo do Centro, além de realizar essas ações, é instalar uma unidade em Alagoas para que o acompanhamento das atividades seja mais eficaz, como também capacitar pessoas para a realização do trabalho.

Fonte: Alagoas 24 Horas
Veja mais: http://www.alagoas24horas.com.br/conteudo/?vCod=200749

Últimas Notícias:
Lixão Zero: 125 municípios goianos já fazem destinação ambientalmente correta de resíduos

Lixão Zero: 125 municípios goianos já fazem destinação ambientalmente correta de resíduos

Em Goiás, 125 municípios já realizam a destinação ambientalmente adequada dos resíduos sólidos urbanos. Os dados são do levantamento mais recente da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad), feito em setembro como parte do Programa Lixão Zero, que tem o objetivo de encerrar todos os lixões a céu aberto no estado e estruturar a regionalização do saneamento básico.

Leia mais »

Poluição grave afeta 46% de ambientes aquáticos do mundo

“Sujos” ou “extremamente sujos”: estas são as classificações de 46% dos ambientes aquáticos do mundo. A conclusão é de um levantamento que compilou e sistematizou dados de 6.049 registros de contaminação por lixo em ambientes aquáticos de todos os continentes ao longo da última década.

Leia mais »