saneamento basico

Deputado defende uso de energia solar em AL

Deputado requer análise da viabilidade de implantação de sistema de energia solar na Assembleia Legislativa

O deputado estadual Wancley Carvalho (PV) requereu à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, em sessão plenária, encaminhamento de expediente indicatório à Presidência da Casa para análise da viabilidade de implantação de sistema de energia solar nas dependências da Assembleia Legislativa.

Em sua justificativa, o deputado elenca algumas das vantagens da utilização de energia solar, como a inexistência de poluição no ato de geração da energia, a facilidade de manutenção das centrais geradoras e o baixo custo de produção.

“Em países tropicais, como o Brasil, a utilização da energia solar é viável em praticamente todo o território e, em locais distantes dos centros de produção energética, sua utilização ajuda a diminuir a demanda e, consequentemente, a perda de energia que ocorreria na transmissão”, justificou Wancley.

A energia solar é uma fonte energética inesgotável e, por seu baixo impacto ambiental, tem sido vista cada vez mais como eficiente alternativa para a produção de eletricidade. A sua aplicação pode se dar pela conversão direta da luz solar em energia elétrica, por meio de painéis fotovoltaicos, ou pelo uso da energia térmica.

A indicação protocolada pelo deputado Wancley ainda chama a atenção para o fato de a energia solar estar disponível de forma absolutamente gratuita e abundante.

“O mundo evolui cada vez mais rápido em termos tecnológicos. Nos últimos anos, foi introduzida uma série de novas tecnologias para o aproveitamento de energias renováveis, como é o caso da energia solar térmica e fotovoltaica”, destacou o deputado em sua proposição.

 

 

 

 

 

Fonte: Cenário MT

Últimas Notícias:
BNDES libera R$ 384 milhões para projeto inovador de captura de CO2 (2)

Sabesp capta água na Serra do Mar para conter seca de reservatórios

Sistema leva água para o Alto Tietê, que abastece 4 milhões na região metropolitana de São Paulo; reservatórios registram 25% de volume útilA Sabesp começou no dia 1º de dezembro de 2025 a captar água na Serra do Mar a fim de conter a queda do nível dos reservatórios que abastecem a região metropolitana de São Paulo. A estrutura transporta até 2.500 litros por segundo para o Sistema Alto Tietê, responsável pelo atendimento cerca de 4 milhões de pessoas.

Leia mais »