saneamento basico

Governo lança programa que pretende dobrar produção de etanol

O Ministério de Minas e Energia (MME) lança oficialmente nesta terça-feira (13/12) a iniciativa RenovaBio 2030.

Criada para pensar o planejamento do setor sucroenergético e de biocombustíveis como biodiesel, a plataforma terá painel de palestras com representantes da cadeia sucroenergética.

Saiba mais a respeito da RenovaBio 2030

O que é?
A RenovaBio 2030 é uma plataforma da Biofuturo, ação liderada pelo Brasil em parceria com outros 20 países, lançada durante a 22ª Conferência Mundial Sobre o Clima (COP 22), em Marrakesh (Marrocos).

É um plano nacional que visa a expansão da produção de biocombustíveis no Brasil, tendo como premissas o alinhamento aos compromissos assumidos pelo Brasil no Acordo de Paris, que tem como meta principal a diminuição das emissões de gases de efeito estufa em 43% até 2030 no país e a sustentabilidade ambiental e econômica para atender as demandas do mercado.

Quem coordena a plataforma?
O Ministério de Minas e Energia, com apoio de outros braços do governo federal como o Ministério de Relações Exteriores (MRE), que trabalha junto com Minas e Energia sobre o setor de biocombustíveis.

Que tipo de ação pode ser empreendida pelos ministérios?
Na quinta-feira (08/12) representantes do RenovaBio (Ministério de Minas e Energia) e da Plataforma para o Biofuturo (Ministério de Relações Exteriores) estiveram reunidos para aproximar e unir esforços em torno do planejamento do setor de biocombustíveis, harmonizado aos compromissos brasileiros assumidos no Acordo de Paris para reduzir as emissões de gases de efeito estufa.

O que isso significa na prática?
Na prática, a Plataforma para o Biofuturo vai permitir que as propostas do RenovaBio para o mercado interno tenham amplitude e sejam debatidas também no exterior. Ao mesmo tempo, o RenovaBio poderá beneficiar-se das experiências e aprendizado de outros países, por meio do diálogo internacional.

Fonte: Jornal Cana

Últimas Notícias:

CAGEPA abre consulta pública sobre PPP do saneamento

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA) abriu a Consulta Pública nº 01/2025, etapa decisiva para a consolidação da Parceria Público-Privada (PPP) voltada à universalização e modernização dos serviços de esgotamento sanitário em 85 municípios das Microrregiões de Água e Esgoto do Alto Piranhas e do Litoral.

Leia mais »
Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

O intuito dessa iniciativa da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) é receber contribuições da sociedade para o aprimoramento da proposta da norma de referência (NR) sobre diretrizes para o reúso não potável de água proveniente de efluentes da prestação de serviços públicos de esgotamento sanitário.

Leia mais »