saneamento basico

Maior termelétrica do Brasil movida a biogás de aterro será inaugurada

A maior termelétrica movida a biogás de aterro sanitário do Brasil e uma das maiores do mundo será entregue no próximo dia 16, a Termoverde Caieiras, movida a biogás. A unidade está localizada na Central de Tratamento e Valorização Ambiental (CTVA) da Essencis, no município de Caieiras, a 33 quilômetros da capital paulista na Rodovia Bandeirantes.

A Termoverde Caieiras tem potência instalada de 29,5 MW e gera energia limpa a partir do resíduo depositado no aterro sanitário da Essencis. O gás metano, decorrente da decomposição dos resíduos orgânicos depositados no aterro, é o combustível utilizado para a geração de energia. A geração de energia a partir do metano é uma forma sustentável de valorização dos gases, além de gerar créditos de carbono.

A usina foi construída em uma área de 15.000 metros quadrados e teve autorização da Aneel para iniciar a operação em julho de 2016. É um investimento de mais de R$100 milhões do Grupo Solví, que atua nos segmentos de gestão de resíduos, saneamento e energia renovável.

Além de ser um importante reforço energético para a região, o posicionamento da Termoverde Caieiras possui forte comprometimento com a responsabilidade social e ambiental. Entre os benefícios da termelétrica ao meio ambiente destacam-se: a preservação da vegetação e da fauna local; a manutenção da topografia existente; a não geração de odores; e a isenção de riscos de poluição de mananciais e da atmosfera.

CTVA

A CTVA da Essencis trata e destina adequadamente os resíduos urbanos do município de Caieiras, da cidade de São Paulo e de outros municípios da grande São Paulo, além dos resíduos das principais indústrias da região. O CTVA Caieiras é um dos maiores do Brasil com ampla capacidade operacional e tecnologias de ponta na reciclagem, garantindo total segurança ambiental para seus clientes.

Números da Termelétrica:
Unidade de tratamento biogás:
Resfriador: 540 TR Soprador: 21.000 Nm³/h
– Unidade de geração –motogeradores a biogás
Marca: GE JENBACHER Modelo: JGS 420 GS-B.L Rotação: 1.800 RPM Arrefecimento: Radiador Sistema de controle: Eletrônico
– Conexão a rede elétrica: subestação elevadora:
Capacidade: 2x 30/40 MVA Tensão: 13.8/138 KV
Linha de transmissão: Tensão: 138 KV.

Fonte: Setor Energético

Últimas Notícias:
BNDES libera R$ 384 milhões para projeto inovador de captura de CO2 (2)

Sabesp capta água na Serra do Mar para conter seca de reservatórios

Sistema leva água para o Alto Tietê, que abastece 4 milhões na região metropolitana de São Paulo; reservatórios registram 25% de volume útilA Sabesp começou no dia 1º de dezembro de 2025 a captar água na Serra do Mar a fim de conter a queda do nível dos reservatórios que abastecem a região metropolitana de São Paulo. A estrutura transporta até 2.500 litros por segundo para o Sistema Alto Tietê, responsável pelo atendimento cerca de 4 milhões de pessoas.

Leia mais »