saneamento basico

No AP, perda na geração de energia deve ser reduzida em 34,2% até 2015

A Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) quer reduzir em 34,2% a perda na geração de energia no estado, conforme estabelecido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para o reconhecimento tarifário. Para isso a companhia criou o Plano de Redução de Perdas de Energia que vai priorizar ações de fiscalização, instalação de medidores, atualização cadastral, redução da inadimplência e melhoria da qualidade da energia.

Para a execução do plano foi criada uma comissão permanente coordenada pelo engenheiro eletricista Mário Freire. Ele explicou que essa perda se dá principalmente pelo número de residências que utilizam a eletricidade sem medidores de energia, que deveriam servir de base para a CEA calcular o valor do serviço utilizado naquela casa.

Vamos identificar essas residências que não possuem o medidor e providenciar a imediata instalação. Isso vai possibilitar para que o consumidor realmente pague por aquilo que ele está utilizando, sendo justo com os que já pagam de acordo com a medição”, disse Freire.

Com essas ações, o engenheiro espera uma melhora na qualidade de energia oferecida para aproximadamente seis mil pessoas, através das reformas dos circuitos, beneficiando uma população estimada em 24 mil consumidores.

A proposta prevê ainda a conscientização dos consumidores via campanha publicitária quanto aos seus direitos e deveres inerentes ao fornecimento, uso e pagamento das faturas de energia elétrica, com vistas à redução das fraudes e o nível de inadimplência com a CEA. “É essencial que a população tenha a consciência de racionar a energia dentro da própria casa”, disse Freire.

Até o final de 2015 a companhia pretende aumentar os valores de energia faturada dos atuais 57,5% para 65,8% e reduzir a sobrecarga dos transformadores de distribuição e subestações.

Fonte: G1
Veja mais: http://g1.globo.com/ap/amapa/noticia/2014/01/no-ap-perda-na-geracao-de-energia-deve-ser-reduzida-em-342-ate-2015.html

Últimas Notícias:
Lixão Zero: 125 municípios goianos já fazem destinação ambientalmente correta de resíduos

Lixão Zero: 125 municípios goianos já fazem destinação ambientalmente correta de resíduos

Em Goiás, 125 municípios já realizam a destinação ambientalmente adequada dos resíduos sólidos urbanos. Os dados são do levantamento mais recente da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad), feito em setembro como parte do Programa Lixão Zero, que tem o objetivo de encerrar todos os lixões a céu aberto no estado e estruturar a regionalização do saneamento básico.

Leia mais »

Poluição grave afeta 46% de ambientes aquáticos do mundo

“Sujos” ou “extremamente sujos”: estas são as classificações de 46% dos ambientes aquáticos do mundo. A conclusão é de um levantamento que compilou e sistematizou dados de 6.049 registros de contaminação por lixo em ambientes aquáticos de todos os continentes ao longo da última década.

Leia mais »