saneamento basico

Projeto para a instalação de painéis solares no Canal da Integração será apresentado ao BID

No próximo dia 29 de junho, o secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará, Inácio Arruda, estará em Brasília/DF para apresentar uma projeto-piloto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com vistas à qualidade dos gastos públicos e convivência com as mudanças climáticas.

O projeto prevê a utilização de painéis solares sobre a superfície do Canal da Integração, o que reduziria a perda por evaporação do sistema de transporte de água, além de diminuir custos e gerar energia elétrica limpa, sem o lançamento de gases tóxicos na atmosfera.

A iniciativa envolve diretamente as secretarias da Fazenda (Sefaz), Planejamento (Seplag), Meio Ambiente (Sema) e Recursos Hídricos (SRH), que também enviarão representantes para participar do encontro em Brasília.

A proposta de cooperação técnica entre Governo do Ceará e BID está orçada em US$50.000,00, valor que inclui diagnóstico, estudo de viabilidade técnica e o anteprojeto para a instalação dos sistemas fotovoltaicos nas grandes áreas planas ou com pouca inclinação que formam o Canal da Integração.

Além do secretário Inácio Arruda, participarão do encontro pela Secitece o secretário executivo, Gilvan Paiva, e a Coordenadora da Assessoria de Desenvolvimento Institucional, Adeline Lobão.

 

 
Fonte: Governo do Estado do Ceará

Últimas Notícias:
BNDES libera R$ 384 milhões para projeto inovador de captura de CO2 (2)

Sabesp capta água na Serra do Mar para conter seca de reservatórios

Sistema leva água para o Alto Tietê, que abastece 4 milhões na região metropolitana de São Paulo; reservatórios registram 25% de volume útilA Sabesp começou no dia 1º de dezembro de 2025 a captar água na Serra do Mar a fim de conter a queda do nível dos reservatórios que abastecem a região metropolitana de São Paulo. A estrutura transporta até 2.500 litros por segundo para o Sistema Alto Tietê, responsável pelo atendimento cerca de 4 milhões de pessoas.

Leia mais »