saneamento basico

Resíduos sólidos urbanos podem ser transformados em energia limpa

Uma das soluções mais eficientes para acabar com os lixões no País seria a produção de energia limpa com os resíduos sólidos urbanos (RSU). A produção de RSU no país foi de 78,6 milhões de toneladas em 2014, que poderiam, pelo processo de gaseificação (transformação em gases), gerar cerca de 39,3 terawatts/hora (TWh), o suficiente para abastecer mensalmente 20 milhões de residências ou cinco vezes uma cidade como São Paulo no mesmo período.

A informação é do Instituto de Tecnologia Aplicada e Qualificação (ITAQ), um dos organizadores da Thermal Convertion Solutions (TCS Brasil’16), evento que irá reunir especialistas para apresentar propostas de soluções tecnológicas sustentáveis para a matriz energética brasileira.

A conferência que acontecerá de 1º a 3 de junho, em Foz do Iguaçu, trará à mesa de discussão os principais desafios que o Brasil enfrenta atualmente na área de RSU e energia. “Essa mudança garantirá tanto uma produção limpa de energia como a tão sonhada descentralização da matriz energética, não dependeremos somente da geração hidráulica para abastecer o país”, afirma Everson Talgatti, presidente da Comissão Organizadora da TCS Brasil’16 e CEO do ITAQ.

Fonte: DC
Foto: Divulgação/DC

Últimas Notícias:

CAGEPA abre consulta pública sobre PPP do saneamento

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA) abriu a Consulta Pública nº 01/2025, etapa decisiva para a consolidação da Parceria Público-Privada (PPP) voltada à universalização e modernização dos serviços de esgotamento sanitário em 85 municípios das Microrregiões de Água e Esgoto do Alto Piranhas e do Litoral.

Leia mais »
Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

O intuito dessa iniciativa da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) é receber contribuições da sociedade para o aprimoramento da proposta da norma de referência (NR) sobre diretrizes para o reúso não potável de água proveniente de efluentes da prestação de serviços públicos de esgotamento sanitário.

Leia mais »