saneamento basico

Santa Catarina registra movimentação de 3,8 mil toneladas de resíduos de saúde no semestre

Hospitais, clínicas e empresas do setor de saúde lançaram no sistema de controle de resíduos do estado de Santa Catarina cerca de 3,8 mil toneladas de resíduos nos primeiros seis meses deste ano.

A plataforma de controle de resíduos, implantada pela Fundação para o Meio Ambiente (Fatma) com o apoio da Associação Brasileira de Empresas de Tratamento de Resíduos e Efluentes (Abetre), passou a ser obrigatória para os resíduos de serviços de saúde em janeiro deste ano.

O sistema funciona há pouco mais de ano em carácter obrigatório para os demais industriais e, nesse período, foram mais de 5 milhões de toneladas registradas.

Segundo Odilon Amado, diretor regional da Abetre no Sul, o uso da plataforma representa um avanço sem precedentes na gestão pública dos resíduos industriais no País. “Trata-se de um sistema altamente moderno e automatizado, que facilita o controle e permite aos órgão ambientais o estabelecimento de políticas públicas alinhadas com as demandas da sociedade na área de proteção ambiental”, comenta.

Fonte: Abetre.

Últimas Notícias:
Regulamentação e conformidade no setor de utilities: principais pontos de ação para gestores públicos | EOS Systems

Regulamentação e conformidade no setor de utilities: principais pontos de ação para gestores públicos | EOS Systems

O setor de utilities entrou definitivamente em um novo ciclo regulatório. A partir da Lei nº 14.026/2020 (Novo Marco Legal do Saneamento), metas de universalização, eficiência operacional e redução de perdas deixaram de ser diretrizes aspiracionais e passaram a ser obrigações mensuráveis, com impacto direto na governança, na arrecadação e na sustentabilidade financeira das operações.

Leia mais »