saneamento basico

Seca no Nordeste: eólicas e termelétricas evitam o racionamento

Os reservatórios do Nordeste estavam com pífios 11,01% de suas capacidades, percentual um pouco superior ao daquele observado em 2001 (8,41%.), ano em que houve o racionamento da era FH.

Os dados são do último relatório do Operador Nacional do Sistema (ONS), atualizado até quinta-feira passada.

Deve-se prestar atenção especialmente na situação do reservatório de Sobradinho, responsável por 58,2% da geração de energia da região. Sobradinho se encontra com magros 7,62% de reservação.

Existe risco de racionamento?

Não, por causa do incremento da energia eólica, responsável por 40% da energia consumida no Nordeste e da geração térmica, que responde por 28%. Além, é claro, da economia, ainda patinando.

Foto: Hans von Manteuffel / Agência O Globo
Fonte: Agência O Globo

Últimas Notícias:
Impacto Saneamento Saúde População

Ecosan | O impacto do saneamento na saúde da população

A relação entre saneamento e saúde é muito simples: sem água tratada e esgoto adequado, o risco de doenças como diarreia, leptospirose, hepatite A e infecções parasitárias aumenta consideravelmente. Crianças e idosos são os mais afetados, pois têm o sistema imunológico mais sensível.

Leia mais »
Gestão Resíduos Negócio

Gestão de resíduos é bom negócio

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, Lei 12.305/2010) define diretrizes claras para a destinação correta dos resíduos, mas, passados mais de 13 anos, grande parte dos municípios ainda falha na implementação.

Leia mais »