saneamento basico

ARQ.FUTURO e INSPER organizam edição 2018 do seminário “A cidade e a água”

Com inscrições gratuitas, evento contará com apresentações de projetos de Santiago, São José dos Pinhais e Recife que se destacam pela qualidade urbanística e pelo combate à exclusão urbana

O Arq.Futuro e o Insper realizarão a edição de 2018 do seminário internacional Arq.Futuro – A Cidade e a Água, que ocorrerá no próximo dia 12 de setembro, das 9h às 13h, no Insper, em São Paulo. Como nas edições anteriores do evento, serão apresentados ao público brasileiro casos emblemáticos de sucesso na recuperação de águas urbanas e de seu entorno. Para o seminário deste ano, foram escolhidos três casos que se destacam tanto pela qualidade urbanística de seus desenhos quanto e pelo seu propósito explícito de combater as diferentes formas de exclusão urbana.

Primeiro, o professor de arquitetura e urbanismo Roberto Montezuma, da Universidade Federal de Pernambuco, vai apresentar o projeto do Parque Capibaribe, um mosaico de parques e áreas de lazer integrados ao longo de ambas as margens do rio Capibaribe, na cidade do Recife, totalizando 30 quilômetros. O desenho do parque privilegia o deslocamento de pedestres e ciclistas e cria oportunidades para que a população da cidade tenha mais contato com seu meio ambiente e, especificamente, suas águas.

Projeto vida à água

Em seguida, o público conhecerá o projeto Vida à Água, do município de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), Paraná. A iniciativa, que será apresentada pela Profa. Tamara van Kaick da UTFPR, tem como pilar a conscientização dos cidadãos sobre a poluição das águas, e é baseada em atividades educativas concentradas duas escolas municipais. As atividades têm por objetivo transformar professores e alunos em multiplicadores do conhecimento sobre as ameaças ao abastecimento de água potável na RMC, e implantar soluções de baixo custo em saneamento, coleta e reciclagem de resíduos nas próprias escolas e nas comunidades de seu entorno.

Por fim, Sandra Iturriaga, da Universidade de Santiago (Chile), apresentará o caso Mapocho 42K Promenade Geográfica para a Equidade. Esse projeto consiste em uma intervenção ao longo de 42 quilômetros de margens do rio Mapocho que atravessam a capital chilena, Santiago, para que os espaços nas bordas do rio formem um passeio (ou promenade) contínuo, com áreas verdes, ciclovias e espaços de lazer, conectando bairros de diversos estratos sociais e combatendo a segregação socioeconômica.

As inscrições são gratuitas e deverão ser feitas por este link, estando sujeitas à lotação do auditório. Mais informações abaixo.

Serviço:

Seminário A Cidade e a Água

Local Insper – Auditório Steffi e Max Perlman – rua Uberabinha, sem número – Vila Olímpia, São Paulo

Data 12/09/2018, das 9h às 13h

Inscrições gratuitas neste link

Últimas Notícias:
Lixão Zero: 125 municípios goianos já fazem destinação ambientalmente correta de resíduos

Lixão Zero: 125 municípios goianos já fazem destinação ambientalmente correta de resíduos

Em Goiás, 125 municípios já realizam a destinação ambientalmente adequada dos resíduos sólidos urbanos. Os dados são do levantamento mais recente da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad), feito em setembro como parte do Programa Lixão Zero, que tem o objetivo de encerrar todos os lixões a céu aberto no estado e estruturar a regionalização do saneamento básico.

Leia mais »

Poluição grave afeta 46% de ambientes aquáticos do mundo

“Sujos” ou “extremamente sujos”: estas são as classificações de 46% dos ambientes aquáticos do mundo. A conclusão é de um levantamento que compilou e sistematizou dados de 6.049 registros de contaminação por lixo em ambientes aquáticos de todos os continentes ao longo da última década.

Leia mais »