saneamento basico

Agergs assina convênio inédito com Nova Hartz para a regulação do saneamento

O município de Nova Hartz firmou convênio com a Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do RS (Agergs) na tarde desta terça-feira (09), em reunião realizada em Porto Alegre, para a regulação dos serviços de água e esgoto da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan).

O conselheiro-presidente em exercício da Agergs, Carlos Martins, ressaltou que este é o primeiro passo para um trabalho inédito na Agência. “Em seis meses estaremos assinando outro convênio com Nova Hartz, que nos dará a oportunidade de regular os serviços de distribuição de água e coleta de esgoto da autarquia municipal responsável por este serviço”, explicou o presidente, ao lembrar que a Corsan ficará responsável apenas pelo fornecimento de água.

Desde a implementação da Lei Federal 11.445, de 2007, a presença de um ente regulador se tornou obrigatória nos contratos de concessão de fornecimento de água e esgotamento sanitário. Esta mesma determinação transferiu a responsabilidade do serviço, que antes era do Estado, para o Município. Desde a entrada em vigor da norma, a Agergs afirma convênios no Rio Grande do Sul, onde a Agência afere os padrões de qualidade exigidos nos contratos e nos planos de saneamento municipais.

Também participaram do encontro o prefeito Alem Tarso, a assessora jurídica da cidade, Fernanda Klein, o chefe de Gabinete da Agergs, Jorge Jardim, e a diretora Jurídica da instituição, Luciana Luso.

Últimas Notícias:
Chamada pública da Gasmig amplia perspectivas para produção de biometano em Minas Gerais

Chamada pública da Gasmig amplia perspectivas para produção de biometano em Minas Gerais

02 de junho de 2026 – A Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig) lançou uma chamada pública para identificar projetos interessados no fornecimento de biometano ao estado, movimento que pode impulsionar novos investimentos e ampliar a participação de Minas Gerais em um dos segmentos mais promissores da transição energética brasileira e no aproveitamento econômico de resíduos para produção de combustível renovável.

Leia mais »

O saneamento e a hipocrisia ambiental

Enquanto redijo este texto, Minas Gerais conduz a etapa decisiva da desestatização da Copasa, operação que pode movimentar de R$ 8 a R$ 10 bilhões. O modelo segue o trilho aberto pelo Rio Grande do Sul com a Corsan e por São Paulo com a Sabesp: oferta a um investidor de referência, modernização de contratos com municípios titulares e ancoragem nas metas do Novo Marco do Saneamento.

Leia mais »