saneamento basico

Aneel marca para 6 de junho leilão de energia para entrega em 3 anos

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira (6) edital para o leilão em que as distribuidoras vão poder comprar energia de novas usinas, para entrega em 3 anos, chamado de A-3 (A menos três). A sessão foi marcada para 6 de junho.

O edital fixa em R$ 148 o preço máximo para o megawatt-hora a ser negociado no leilão. Esse valor é para a energia produzida por pequenas hidrelétricas e termelétricas com capacidade de geração de até 50 megawatts (MW). Para a energia da ampliação da hidrelétrica de Santo Antônio, em Rondônia, o valor máximo do megawatt-hora é de R$ 121.
Além de hidrelétricas e termelétricas movidas a gás natural e biomassa, o edital também permite a participação no leilão de usinas eólicas (que usam o vento para gerar energia). Os contratos serão de até 30 anos de fornecimento, com início em 1º de janeiro de 2017.
Esses leilões são feitos regularmente pelo governo para permitir que as distribuidoras contratem energia para atender aos seus consumidores. A legislação do setor obriga as distribuidoras a terem a energia sob contrato, a preços fixos. Essa medida evita a necessidade dessas empresas comprarem no mercado à vista (sem contrato), onde o preço é volátil.

No início de 2014, o preço da energia no mercado à vista atingiu o maior valor da história, de R$ 822,83 o MWh. Isso gerou uma conta bilionária para parte das distribuidoras do país, que não tinham sob contratos toda a energia que precisam para atender seus clientes. Essa foi uma das razões que levou o governo, em março, a anunciar um plano de R$ 12,4 bilhões para socorrer essas empresas, que alegavam não ter caixa suficiente para fazer frente ao custo extra.

Fonte e Agradecimentos:
Veja Mais: http://g1.globo.com/economia/noticia/2014/05/aneel-marca-para-6-de-junho-leilao-de-energia-para-entrega-em-3-anos.html

Últimas Notícias:
Chamada pública da Gasmig amplia perspectivas para produção de biometano em Minas Gerais

Chamada pública da Gasmig amplia perspectivas para produção de biometano em Minas Gerais

02 de junho de 2026 – A Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig) lançou uma chamada pública para identificar projetos interessados no fornecimento de biometano ao estado, movimento que pode impulsionar novos investimentos e ampliar a participação de Minas Gerais em um dos segmentos mais promissores da transição energética brasileira e no aproveitamento econômico de resíduos para produção de combustível renovável.

Leia mais »

O saneamento e a hipocrisia ambiental

Enquanto redijo este texto, Minas Gerais conduz a etapa decisiva da desestatização da Copasa, operação que pode movimentar de R$ 8 a R$ 10 bilhões. O modelo segue o trilho aberto pelo Rio Grande do Sul com a Corsan e por São Paulo com a Sabesp: oferta a um investidor de referência, modernização de contratos com municípios titulares e ancoragem nas metas do Novo Marco do Saneamento.

Leia mais »