saneamento basico

Natal sem água em Teresina. Em um estado sério toda a cúpula da Agespisa seria demitida

Boa parte dos moradores de Teresina, capital do Piauí, maior cidade do estado, estará sem água no período natalino. Em pleno início da segunda metade da segunda década do Século XXI vê-se o problema da lata d´água e do balde de água florescer e se tornar tão comum quanto a ojeriza de parte da população sobre os políticos.

Em um estado que tratasse as demandas populares de maneira séria, por conta de tantos problemas no abastecimento de água em Teresina (e em boa parte do território estadual), toda a cúpula da Agespisa (Companhia de Águas e Esgotos do Piauí) seria demitida sumariamente. Seria um exemplo para que a gestão do bem mais precioso para a sobrevivência humana pudesse ser vista com melhores olhos e proporcionasse melhores e mais sérias ações para os piauienses.

Voltando à realidade: o que vai acontecer? Nada!

Ficaremos reclamando, penando pela falta de água e ligando para a Agespisa e sendo enrolados. O serviço é péssimo, apesar da boa vontade de muitos funcionários quererem atender bem a população.

Será que os chefões ao menos sabem que boa parte da capital do Piauí e muitas cidades do estado ficarão sem a regularização do abastecimento de água em pleno Natal?

Será que a direção da Agespisa ao menos sabe o que o povo está passando nesse Natal? Foto: João Brito Jr/O Olho

Tentamos obter essas respostas. Tentamos ligar para vários deles mas a maioria está com celular desligado. Duvido muito que o governador saiba de tamanhas imoralidades e sofrimentos da população com os serviços da Agespisa.

Para termos ideia desta quarta (23 de dezembro) para esta quinta (24 de dezembro, plena Véspera de Natal) o fluxo da água em boa parte de Teresina diminuiu 85%. O que isso quer dizer: a água não tem como chegar nos lugares mais altos, chega fraca e deixa boa parte da população sem o precioso líquido.

E o que aconteceu? Fez foi piorar. Alegam que uma das estações de captação de água deu problema e só notaram depois que a população começou a ligar dando conta do sumiço da água. Detalhe: a temperatura passa fácil dos 35ºC e precisamos do líquido para as atividades mais básicas.

Com encanações velhas, serviços terceirizados em boa parte das fases dos processos, cobra uma água cara, de qualidade ruim e ainda humilha os consumidores.

Feliz Natal, querida direção da Agespisa. Espero que possam ter a consciência de dormir tranquilos, pois muita gente não está dormindo, visto que tem passado a noite toda tentando pegar água nas madrugadas. Que o espírito natalino possa contamina-los e fazê-los tomar vergonha. Os convido a nos visitarem e vermos o quanto estamos sofrendo com a falta de água em nossas casas.

Veja vídeo mostrando o presente de grego do Natal sem água em Teresina: 

LEIA MAIS: CPI, privatização, dívidas… o que esconde a “caixa preta” da Agespisa? 

* Jornalista e professor universitário. Atua em O Olho via Projeto de Pesquisa de Etnografia das Redações tentando entender o modo de fazer jornalismo no Piauí.

Fonte e Agradecimentos: http://noticias.oolho.com.br/noticia/natal-sem-agua-em-teresina-em-um-estado-serio-toda-a-cupula-da-agespisa-seria-demitida

Últimas Notícias: