saneamento basico

Primeiro lote oferecido em leilão da Aneel não atrai interessados

O leilão de transmissão que a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) realiza nesta sexta-feira (9) na BM&FBovespa, em São Paulo, começou sem atrair nenhum interessado para o primeiro dos 13 lotes oferecidos, o Lote A, que inclui linhas de transmissão e subestações no Pará.

Os 13 lotes do leilão são compostos de 3.469 quilômetros (km) em linhas de transmissão e subestações em 11 estados: Pará, Amazonas, São Paulo, Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, Mato Grosso, Piauí, Tocantins e Paraná.

Segundo a Aneel, as novas instalações vão demandar investimentos de cerca de R$ 4,3 bilhões, com a geração de mais de 13 mil empregos diretos. Ao todo, serão 24 linhas de transmissão e 18 subestações.

O prazo de conclusão das obras será de 24 a 43 meses e os contratos de concessão são de 30 anos.

Pelas regras do leilão, arrematava cada um dos lotes o consórcio que oferecesse a menor proposta de remuneração anual a ser paga aos empreendedores, a chamada Receita Anual Permitida de referência (RAP).

O valor máximo foi fixado pelo edital em cerca de R$ 519,9 milhões.
A RAP é a receita anual que a transmissora terá direito pela prestação do serviço público de transmissão aos usuários, a partir da entrada em operação comercial das instalações.

Fonte e Agradecimentos: G1
Veja Mais: http://g1.globo.com/economia/noticia/2014/05/primeiro-lote-oferecido-em-leilao-da-aneel-nao-atrai-interessados.html

Últimas Notícias:
Projetos IoT Áreas Remotas

Desafios de Conectividade em Projetos de IoT em Áreas Remotas

No mundo da Internet das Coisas (IoT), a conectividade é a espinha dorsal que permite a comunicação entre dispositivos e a coleta de dados em tempo real. Entretanto, em áreas remotas, onde a infraestrutura de rede de dados é escassa ou inexistente, estabelecer uma conexão confiável pode ser um desafio significativo.

Leia mais »