saneamento basico
ANA retoma consultas e audiências públicas

ANA retoma consultas e audiências públicas com retorno do Sistema de Participação Social

ANA retoma consultas e audiências públicas

Primeiramente o Sistema de Participação Social da ANA voltou a estar disponível nesta quinta-feira, 19 de outubro.

Com isso, as consultas públicas da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) têm novos prazos de encerramento, prorrogados por prazo igual ao da indisponibilidade do Sistema.

A ferramenta ficou temporariamente fora do ar como medida de precaução em função do ataque cibernético verificado na instituição.

Portanto confira abaixo os novos prazos das consultas públicas da Agência em andamento:

  • Consulta Pública nº 03/2023: elaboração da norma de referência (NR) da Agência sobre as metas progressivas de universalização dos serviços públicos de abastecimento de água e de esgotamento sanitário, além de sistema de avaliação sobre a temática;

Novo prazo para recebimento de contribuições: até 10 de novembro

  • Consulta Pública nº 04/2023: elaboração da NR sobre modelos de regulação tarifária para os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário;

Novo prazo para recebimento de contribuições: até 10 de novembro

  • Consulta Pública nº 05/2023: elaboração da norma de referência sobre matriz de riscos de contratos de prestação dos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário;

Novo prazo para recebimento de contribuições: até 10 de novembro

  • Consulta Pública nº 06/2023: aprimoramento da proposta de NR que estabelece práticas de governança regulatória que serão observadas pelas entidades reguladoras infranacionais (ERIs), que atuam no setor de saneamento básico;

Novo prazo para recebimento de contribuições: até 27 de novembro

  • Consulta Pública nº 07/2023: proposta de resolução para as condições de operação do Sistema Hídrico do Rio Grande;

Novo período para recebimento de contribuições: de 25 de outubro a 11 de dezembro

  • Consulta Pública nº 08/2023: proposta de condições de operação do Sistema Hídrico do Rio Paranaíba.

Então o novo período para recebimento de contribuições: de 25 de outubro a 11 de dezembro

LEIA TAMBÉM: Saneamento lidera emissões de dívidas ESG no Brasil

ANA retoma consultas e audiências públicas

Em conclusão a Audiência Pública nº 05/2023 acontecerá em 10 de novembro das 9h30 às 12h.

Aliás esse evento de participação aborda o mesmo tema da Consulta Pública nº 06/2023: assim o aprimoramento da proposta de norma de referência sobre as práticas de governança regulatória que serão observadas pelas entidades reguladoras infranacionais (ERIs), que atuam no setor de saneamento básico em escala municipal, intermunicipal, distrital ou estadual.

Ademais já a Audiência Pública nº 04/2023 acontecerá em 30 de outubro, das 14h30 às 17h30, pelo canal da ANA no YouTube.

Em suma essa audiência abordará a elaboração da NR da Agência sobre as metas progressivas de universalização dos serviços públicos de abastecimento de água e de esgotamento sanitário, toda via esse tema que é objeto da Consulta Pública nº 03/2023.

Pois para subsidiar as sugestões da sociedade, a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico disponibiliza os Relatório de Análise de Impacto Regulatório (RAIR) acerca do tema de cada consulta pública, assim como as minutas de norma de referência ou resolução no Sistema de Participação Social.

Mas os temas fazem parte da Agenda Regulatória da ANA, com vigência de 2022 a 2024, e sobretudo estão previstos para ter suas normas publicadas ainda em 2023.

Então a Agenda visa a auxiliar na identificação de problemas que necessitam da atuação da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico e que podem resultar na publicação de atos normativos ou em outras ações regulatórias.

Contudo esse instrumento de planejamento regulatório também contribui para aumentar a transparência e a previsibilidade regulatória da ANA perante a sociedade.

Passo a passo para a elaboração de normas de referência (NR) da ANA

Portanto todas as normas de referência da ANA percorrem um caminho entre seu planejamento e sua publicação. Esse processo acontece nas sete etapas a seguir:

  • Planejamento da norma de referência;
  • Estudo;
  • Tomada de subsídios;
  • Análise de Impacto Regulatório (AIR);
  • Consulta pública;
  • Análise das contribuições recebidas na consulta pública;
  • Publicação da NR.

Fonte: GOV.

Últimas Notícias:
Membrana de nanofiltração

Avaliação de uma membrana de nanofiltração para a remoção de antibióticos da água: um estudo de caso com Sulfametoxazol, Norfloxacina e Tetraciclina

Nesse contexto, o presente estudo avalia a nanofiltração, uma tecnologia de membranas filtrantes, na remoção de três antibióticos largamente consumidos (Tetraciclina, Norfloxacina e Sulfametoxazol) da água. Foi empregada a membrana NF270 (DOW – FilmTec), uma membrana de poliamida com massa molecular de corte de 400 Da que foi avaliada em termos de produtividade e capacidade de remoção dos antibióticos.

Leia mais »