ASP Sonar Óleo Gás
A ASP Serviços Industriais, referência há mais de duas décadas em soluções de limpeza e inspeção de reservatórios de água tratada, utiliza equipamento desenvolvido em operações offshore para o processo de batimetria em tanques e reservatórios de água.
O destaque é a utilização de sonares de última geração no mapeamento de sedimentos em fundo de reservatórios.
Contudo a batimetria em tanques, com o objetivo de levantar a quantidade e a distribuição dos sedimentos, é geralmente realizada com a utilização de sonares.
Reservatórios de água tratada podem ter alguns poucos centímetros a até alguns metros de altura de sedimento, portanto, a batimetria é uma ferramenta importantíssima para detecção do volume e disposição dos sedimentos, determinando qual melhor tecnologia e tempo de duração durante o processo de limpeza dos reservatórios.
Então estes sonares são desenvolvidos para diversas aplicações, desde o uso recreativo até a perfilagem submarina de alta precisão.
ASP Sonar Óleo Gás
Então a resolução de leitura é um fator crucial na qualidade dos resultados. Mas a escolha incorreta pode acarretar interpretações errôneas sobre a distribuição e o volume dos sedimentos.
O processo de batimetria pode ser realizado com o reservatório em funcionamento sem impactar as operações.
Portanto após o escaneamento do fundo, as leituras obtidas são processadas em software que permite a criação de uma imagem em mapa de calor mostrando a altura dos sedimentos, o total em m3 e a disposição dos mesmos.
O diretor da empresa, Eng. Paulo Augusto Martinez comentou ao Portal de Saneamento: “Nestes últimos 20 anos, realizamos a batimetria em mais de 50 tanques com resultados que se comprovaram com grande precisão durante o processo de limpeza.”