saneamento basico
ASP Sonar Óleo Gás

ASP utiliza sonar desenvolvido para o mercado de Óleo&Gas na detecção de sedimentos

ASP Sonar Óleo Gás

A ASP Serviços Industriais, referência há mais de duas décadas em soluções de limpeza e inspeção de reservatórios de água tratada, utiliza equipamento desenvolvido em operações offshore para o processo de batimetria em tanques e reservatórios de água.

O destaque é a utilização de sonares de última geração no mapeamento de sedimentos em fundo de reservatórios.

Contudo a batimetria em tanques, com o objetivo de levantar a quantidade e a distribuição dos sedimentos, é geralmente realizada com a utilização de sonares.

Reservatórios de água tratada podem ter alguns poucos centímetros a até alguns metros de altura de sedimento, portanto, a batimetria é uma ferramenta importantíssima para detecção do volume e disposição dos sedimentos, determinando qual melhor tecnologia e tempo de duração durante o processo de limpeza dos reservatórios.

Então estes sonares são desenvolvidos para diversas aplicações, desde o uso recreativo até a perfilagem submarina de alta precisão.

ASP Sonar Óleo Gás

Então a resolução de leitura é um fator crucial na qualidade dos resultados. Mas a escolha incorreta pode acarretar interpretações errôneas sobre a distribuição e o volume dos sedimentos.

O processo de batimetria pode ser realizado com o reservatório em funcionamento sem impactar as operações.

ENTRE EM CONTATO COM A ASP

Portanto após o escaneamento do fundo, as leituras obtidas são processadas em software que permite a criação de uma imagem em mapa de calor mostrando a altura dos sedimentos, o total em m3 e a disposição dos mesmos.

O diretor da empresa, Eng. Paulo Augusto Martinez comentou ao Portal de Saneamento: “Nestes últimos 20 anos, realizamos a batimetria em mais de 50 tanques com resultados que se comprovaram com grande precisão durante o processo de limpeza.”

Últimas Notícias:
Lixão Zero: 125 municípios goianos já fazem destinação ambientalmente correta de resíduos

Lixão Zero: 125 municípios goianos já fazem destinação ambientalmente correta de resíduos

Em Goiás, 125 municípios já realizam a destinação ambientalmente adequada dos resíduos sólidos urbanos. Os dados são do levantamento mais recente da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad), feito em setembro como parte do Programa Lixão Zero, que tem o objetivo de encerrar todos os lixões a céu aberto no estado e estruturar a regionalização do saneamento básico.

Leia mais »

Poluição grave afeta 46% de ambientes aquáticos do mundo

“Sujos” ou “extremamente sujos”: estas são as classificações de 46% dos ambientes aquáticos do mundo. A conclusão é de um levantamento que compilou e sistematizou dados de 6.049 registros de contaminação por lixo em ambientes aquáticos de todos os continentes ao longo da última década.

Leia mais »