saneamento basico
itubombas

Bombas aplicadas em projeto de saneamento garantem abastecimento de água a mais de 14 mil famílias

Imagem Ilustrativa

A expansão natural de um município no Mato Grosso, que hoje conta com mais de 14 mil famílias, tem reflexos na infraestrutura básica, incluindo o abastecimento de água, com a demanda por melhorias na rede.  A rede de distribuição sob responsabilidade da uma concessionária, que atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário, também passou por expansão na medida do crescimento populacional.

Projeto contou com dois equipamentos, ambos responsáveis pela pressurização da água, que chega até as casas dos moradores de uma cidade no MT

Com o aumento na demanda por água e o crescimento da infraestrutura da rede de distribuição, a concessionária percebeu que precisaria de um plano de ação para garantir que a água chegasse às residências do município atendido, com a pressão adequada para uso – há, inclusive, exigências legais nesse quesito.

Em parceria com a Itubombas, especializada em locação de soluções em bombeamento, foi identificada a demanda pelo aumento da pressurização apenas nos horários de pico de consumo. Para isso, a sugestão foi implantar dois equipamentos da marca, um em cada extremidade da rede de distribuição.

“Definimos a instalação de uma bomba modelo ITU-66S13 para uma das extremidades e de um modelo ITU-44S10, ambas cabinadas e de acionamento a diesel”, explica Brummel Lins, consultor Técnico Comercial da Itubombas. “A possibilidade de modular a rotação dos motores a diesel dos nossos conjuntos foi essencial para atender a necessidade do município”, complementa. O conjunto é caracterizado pelo baixo nível de ruído, o que possibilitou a proximidade dos equipamentos das residências.

Outra facilidade do projeto foi o sistema de automação já implantado na rede de distribuição atendida pela concessionária, que auxiliava a identificar os momentos de maior queda da pressão da água, justamente quando os equipamentos Itubombas entrariam em funcionamento. “Fizemos uso também do nosso sistema exclusivo de monitoramento a distância, que nos possibilitava acionar os equipamentos sem a necessidade de um operador se deslocar até o local de instalação”, conta Lins.

Em funcionamento desde outubro de 2021, a solução garante confiabilidade e eficácia no abastecimento de água a um dos municípios do Mato Grosso. Quando há intermitências no abastecimento, os equipamentos da Itubombas também contribuem para uma recuperação mais rápida no abastecimento.

Sobre a Itubombas

Fundada em 2003, a Itubombas é uma empresa especializada no desenvolvimento de soluções de engenharia, locação e instalação de conjuntos de motobombas a diesel e elétrica com escorva automática com vazões até 2000m³/h e pressões até 400 mca (40bar). Com sede em Itu, a empresa é capaz de atender instalações de médio e grande porte em todo território nacional, utilizando a tecnologia de bombeamento com escorva automática a vácuo. Modernos e eficientes, os equipamentos da empresa foram concebidos para proporcionar agilidade, confiabilidade e simplicidade em operações de bombeamento de líquidos ou rebaixamento de lençol freático. Para mais informações, acesse:  www.itubombas.com.br

Últimas Notícias:
ANA Atenção Barragens

ANA chama atenção para segurança de 229 barragens no país

A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), lançou na quinta-feira (27) a edição de 2023 do Relatório de Segurança de Barragens (RSB). O documento, apresentado em uma transmissão pelas redes sociais, contabiliza ao todo 25.943 estruturas em todo o país.

Leia mais »
Teknano Imagem Post de Boas Vindas

Boas vindas ao novo parceiro: TekNano Ambiental

É com grande entusiasmo que damos as boas-vindas à TekNano, uma empresa inovadora e comprometida com a excelência. Sua inclusão em nosso guia de compras é resultado de uma cuidadosa seleção, focada em oferecer às nossas comunidades opções de alta qualidade e confiança.

Leia mais »