Skip to content
sábado, agosto 13, 2022
Últimas Notícias:
  • Setores da economia do RN querem a privatização da Caern no próximo governo
  • Em Mogi/SP, tratamento de água e esgoto tem aumento de 30%, afirma Semae
  • Aterros sanitários liberam altos níveis de gás metano, mostra estudo
  • As águas subterrâneas
  • A Política Nacional de Resíduos Sólidos foi a porta de entrada para o ESG
Portal Saneamento Básico

Portal Saneamento Básico

O maior portal de Saneamento Básico da internet!

  • Notícias
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Opinião
    • Outros
  • Acervo Técnico
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Outros
  • Guia de Compras
  • Licitações
  • Vagas
  • Eventos e Cursos
  • Vídeos
  • Mídia Kit
  • Contato
brk ambiental

BRK inicia primeira grande obra da concessão na Região Metropolitana de Maceió/AL

  • Outros
  • agosto 2, 2022

Imagem Ilustrativa

A partir da quarta-feira (27), a BRK avança para uma nova fase do projeto de concessão na Região Metropolitana de Maceió, com a mobilização da primeira grande obra estruturante. A empresa inicia a expansão da infraestrutura de saneamento com as obras de esgotamento sanitário da Barra de São Miguel, município que atualmente tem apenas 46% da população atendida com redes de esgoto.

Barra de São Miguel é o primeiro dos 13 municípios a receber obras estruturantes para a universalização dos serviços de esgotamento sanitário

Se o primeiro ano de atuação teve como foco intensificar as ações de contingência para atender a uma demanda reprimida, estruturar o funcionamento dos sistemas dos 13 municípios e iniciar a modernização dos ativos existentes, a partir de agora a empresa começa a investir na ampliação dos serviços até a universalização do acesso à água potável e ao esgoto tratado – metas contratuais.

Neste primeiro momento, serão implantados 33 km de novas redes coletoras de esgoto em quase a totalidade do município de Barra de São Miguel, que será o primeiro do bloco de concessão a iniciar o processo de universalização dos serviços de esgotamento sanitário. Após essa etapa, que terá duração de 12 meses, a BRK seguirá com a construção de sete Estações Elevatórias de Esgoto (EEEs), além da recuperação e modernização da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Barra de São Miguel, atualmente desativada.


LEIA TAMBÉM: BRK, Casal, Sanama e Sanema: entenda como funciona o saneamento de Maceió/AL

BRK

De acordo com o gerente de Engenharia da BRK em Alagoas, Heitor Mendonça, as obras vão gerar um total de 140 empregos na região, priorizando a mão-de-obra local. Até o momento, já foram contratados 68 funcionários alagoanos, dos quais 19 são barrenses.

“A expansão dos serviços de esgotamento sanitário da Barra de São Miguel representa o pontapé inicial de um extenso cronograma de obras estruturantes, que beneficiarão toda a população dos 13 municípios atendidos pela BRK. Do ponto de vista econômico, a execução das obras previstas no projeto de concessão movimentará diversos segmentos, além de gerar mais de 1500 empregos”, destacou.

A previsão é que a segunda obra estruturante seja iniciada ainda este ano, em Maceió. Ao todo, serão construídas 13 ETEs na Região Metropolitana, além da reforma do Emissário Submarino da BRK, na capital, que já foi iniciada. O projeto conta ainda com a implantação de mais 1.326 km de redes e beneficiará, no total, 800 mil pessoas até 2027.

Ganhos no turismo

O saneamento é o ponto de partida para o desenvolvimento socioeconômico de uma região e tem impacto direto em setores como saúde, meio ambiente e educação. Em municípios turísticos como a Barra de São Miguel, a universalização dos serviços de esgotamento sanitário impulsiona a competitividade do destino e a valorização dos imóveis, além de aumentar a renda dos trabalhadores do setor, gerar lucro para os empresários e maior recolhimento de impostos para o poder público.

Obras

A execução dos serviços na Barra de São Miguel é realizada junto à Passarelli, empresa contratada pela BRK. As obras têm início nesta quarta-feira (27) nas ruas Piaçava, Cactos e Massaranduba. A previsão é que, até o fim do mês de agosto, a implantação dos coletores-tronco seja realizada em 20 ruas.

Fonte: Tribuna Hoje.

AnteriorAnteriorFlorianópolis/SC trava em discussão de emissário submarino de esgoto com obra quase pronta
PróximoLicenciamento ambiental como instrumento de planejamento territorialPróximo

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Ultrafiltração

Capacitação e Treinamento

Capacitação e Treinamento

Acervo Técnico

As águas subterrâneas

1 min de leitura

Este projeto representa a realização de um sonho. As águas subterrâneas sempre estiveram no meu caminho, mesmo antes de que eu as conhecesse.

A Califórnia desenvolveu muito a energia solar residencial. Agora isto é um problema para os aterros sanitários.

9 min de leitura

A partir de 2006, o Estado, focado em incentivar as pessoas a utilizar a energia solar, deu subsídios aos proprietários que instalaram painéis fotovoltaicos, mas não tinham um plano abrangente para eliminá-los. Agora, os painéis utilizados nesses programas estão chegando ao fim da sua vida útil de 25 a 30 anos.

Vídeos

bf-dias

B&F Dias presente no Fórum de Saneamento e Recuperação Energética

0 min de leitura

Os executivos da empresa, Felipe Medeiros e Pedro Amaral, estiveram presentes no Fórum de Saneamento e Recuperação Energética que aconteceu em abril de 2022 na cidade de São Paulo.

Desidratação de Lodo Pieralisi

Conheça as soluções para secagem e desidratação de lodo de ETA, ETE e ETDI da empresa Pieralisi

1 min de leitura
tequaly

Você já conhece a estrutura da Tequaly?

0 min de leitura
bf-dias

B&F Dias diversifica sua linha de produtos e também é solução para tratamento de água

0 min de leitura

Eventos e Cursos

Lodos Ativados, MBR e MBBR: Fundamentos dos Processos e Aspectos Operacionais

Datas: 10, 17 e 24 de agosto

Curso online para profissionais e estudantes que atuam com projetos, obras e operação de sistemas de tratamento de efluentes domésticos e industriais.

Mais informações »

8° Encontro Nacional das Águas

Congresso bienal dedicado ao debate dos principais temas que afetam o saneamento básico e a iniciativa privada.

Mais informações »

Encontro Técnico AESabesp / Fenasan 2022

Promovido há 33 anos consecutivos pela AESabesp – Associação dos Engenheiros da Sabesp, o Encontro Técnico da AESabesp – Congresso Nacional de Saneamento e Meio Ambiente é considerado o maior evento do setor na América Latina.

Mais informações »

Parceiros

paques-logo-home.jpg
logo-netzsch
bf-dias
Conaut
clean environment brasil
Superbac
DENORA
suez
logo-bioproj
aquamec
Penetron

Sobre Nós

Como mostrar o que acontece e o que acontecerá para os profissionais que trabalham direta ou indiretamente com águas de abastecimento público, esgotos domésticos, resíduos sólidos urbanos, micro e macro drenagem? Quais serão as próximas leis, investimentos e ações que vão impactar sua cidade ou seu negócio?

Continuar lendo…

Anuncie Conosco

Clique Aqui!

Endereço

Alameda dos Jurupis, 1005 – Salas 111 e 112, São Paulo/SP – CEP: 04088-003

Telefone

(11) 3473-1207

Newsletter

 ©2022 Portal Saneamento Básico. Todos os Direitos Reservados.