Skip to content
domingo, junho 26, 2022
Últimas Notícias:
  • Saneamento e o marco legal: em que pé estamos, Brasil?
  • Na ordem de prioridade, o que deve vir primeiro: o saneamento básico ou saneamento moral? Você decide
  • Descoberta enzima que decompõe plástico em menos de um dia
  • Laboratório para caracterização e gestão de resíduos sólidos é inaugurado em Presidente Prudente/SP
  • Alternativas de usos sustentáveis para o efluente final e lodo gerados na ETE Insular- Florianópolis/SC
Portal Saneamento Básico

Portal Saneamento Básico

O maior portal de Saneamento Básico da internet!

  • Notícias
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Opinião
    • Outros
  • Acervo Técnico
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Outros
  • Guia de Compras
  • Licitações
  • Vagas
  • Eventos e Cursos
  • Vídeos
  • Mídia Kit
  • Login
brk ambiental

BRK, Casal, Sanama e Sanema: entenda como funciona o saneamento de Maceió/AL

  • Esgoto
  • junho 14, 2022

Imagem Ilustrativa

A chegada da BRK em Alagoas, em julho de 2021, representa uma das principais mudanças nos serviços de infraestrutura do estado ao longo de décadas. Diante das particularidades que envolvem o modelo de concessão na Região Metropolitana de Maceió, é natural que ainda existam dúvidas sobre a atuação da empresa nos 13 municípios contemplados pelo projeto, principalmente na capital, onde os serviços de saneamento são prestados também por outros entes públicos e privados.

Modelo de concessão na capital conta com gestão compartilhada dos sistemas de água e esgoto

Para entender o escopo de atuação da BRK no saneamento em Maceió, primeiro é importante saber que a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) não foi vendida. A estatal continua responsável pelos processos de captação e tratamento da água que chega aos reservatórios da BRK para a distribuição. Esse modelo de concessão compartilhado, onde a Casal opera o sistema produtor, é replicado em outras nove cidades do bloco de atuação da BRK em Alagoas.

Dessa forma, todos os 226 poços de Maceió, além das Estações de Tratamento de Água (ETAs), Captações de Água Bruta e demais unidades produtoras, continuam sob a responsabilidade da Casal, que passou a fornecer a água tratada para a BRK. A obrigação contratual da empresa, por sua vez, é fazer a distribuição dessa água à população.

“Temos um contrato de interdependência, onde a Casal é responsável pelo sistema produtor de água e a BRK pelo sistema de distribuição. Isso acontece em dez das 13 cidades alagoanas em que a empresa atua. É importante entender essa divisão de competências, já que ambas as concessionárias trabalham juntas para a melhoria dos serviços ofertados”, explicou Herbert Dantas, diretor operacional da BRK em Alagoas.

Saneamento em Maceió


LEIA TAMBÉM: Preocupação com o ecossistema urbano

O esgotamento sanitário em Maceió também tem especificidades, já que os contratos firmados entre a Casal e as empresas Sanama e Sanema foram mantidos no contrato de concessão da BRK. Dessa forma, a empresa atua na prestação dos serviços de esgoto em toda a capital, exceto em bairros da parte alta – Benedito Bentes I e II, Santa Lúcia, Antares, Clima Bom, Tabuleiro do Martins, Cidade Universitária e Santos Dumont.

Esses bairros são atendidos pela Sanama, parceria público-privada da Casal. Além da implantação e manutenção de redes, interceptores e elevatórias de esgoto, a empresa fica responsável também pela gestão comercial de alguns serviços de água nessas regiões, como corte, religação, fiscalização, troca de hidrômetro e leitura. As solicitações dos clientes desses bairros, entretanto, são realizadas pelos canais de atendimento da BRK, em um sistema que direciona a ocorrência automaticamente à Sanama.

Já a Sanema tem um contrato de locação de ativos de tratamento de esgoto com a Casal. A empresa é responsável pelas obras de esgotamento sanitário nas regiões do Farol, Pitanguinha, Gruta de Lourdes, Santo Amaro, Ouro Preto, Canaã e Jardim Petrópolis. Após concluídas, as unidades construídas pela Sanema passarão a ser operadas pela BRK.

“Outro ponto importante a ser destacado é que a operação do sistema de drenagem de águas pluviais, que faz o escoamento da água das chuvas, é de responsabilidade das prefeituras. Ou seja, não faz parte do escopo da BRK nem das demais companhias que atuam no esgotamento sanitário da capital”, alertou Herbert Dantas.

Primeira concessão dos serviços de água e esgoto após o Marco Legal do Saneamento, a operação da BRK na Região Metropolitana de Maceió tem como metas contratuais a universalização do acesso à água potável e ao esgotamento sanitário, além da redução das perdas de água.

Fonte: Tribuna Hoje.

AnteriorAnteriorPrefeito Eduardo Paes inaugura estação de tratamento de esgoto na Zona Oeste/RJ
PróximoAvaliação do Potencial Energético de Resíduos AgroindustriaisPróximo

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Ultrafiltração

Capacitação e Treinamento

Capacitação e Treinamento

Acervo Técnico

Alternativas de usos sustentáveis para o efluente final e lodo gerados na ETE Insular- Florianópolis/SC

1 min de leitura

Assim, realizou-se um diagnóstico operacional da ETE Insular – Florianópolis/SC, onde constatou-se que são gerados como subprodutos o efluente final e o lodo desaguado, dispostos na Baía Sul e em aterro sanitário, respectivamente.

Consumo e uso de água em entrepostos de pescado dulciaquícola

1 min de leitura

Este trabalho teve como objetivo avaliar o consumo médio de água em processos produtivos na industrialização do filé de tilápia, em entrepostos de pescado dulciaquícola de pequeno e médio porte.

Vídeos

bf-dias

B&F Dias presente no Fórum de Saneamento e Recuperação Energética

0 min de leitura

Os executivos da empresa, Felipe Medeiros e Pedro Amaral, estiveram presentes no Fórum de Saneamento e Recuperação Energética que aconteceu em abril de 2022 na cidade de São Paulo.

Desidratação de Lodo Pieralisi

Conheça as soluções para secagem e desidratação de lodo de ETA, ETE e ETDI da empresa Pieralisi

1 min de leitura
tequaly

Você já conhece a estrutura da Tequaly?

0 min de leitura
bf-dias

B&F Dias diversifica sua linha de produtos e também é solução para tratamento de água

0 min de leitura

Eventos e Cursos

XIII BENCHMARKING INTERNACIONAL RESÍDUOS SÓLIDOS

O BENCHMARKING acontece em Portugal, com inicio no sábado, 02 de julho, na cidade do Porto e término em Lisboa no sábado, 09 de julho.

Mais informações »

Plano de Negócio – Concessões de Saneamento

Data: 07/07 e 14/07

Este curso visa capacitar interessados em ingressar ou evoluir profissionalmente neste mercado!

Mais informações »

Tratamento de Águas de Abastecimento – Sistemas Convencionais e Técnicas Avançadas

Dias 21, 26 e 28 de julho. Das 08:30 às 18:00

O objetivo do curso é apresentar e discutir os principais processos unitários envolvidos no tratamento de águas de abastecimento, seja utilizando sistemas convencionais.

Mais informações »

Parceiros

aquamec
logo-netzsch
Superbac
paques-logo-home.jpg
bf-dias
Conaut
clean environment brasil
Penetron
logo-bioproj
DENORA
suez

Sobre Nós

Como mostrar o que acontece e o que acontecerá para os profissionais que trabalham direta ou indiretamente com águas de abastecimento público, esgotos domésticos, resíduos sólidos urbanos, micro e macro drenagem? Quais serão as próximas leis, investimentos e ações que vão impactar sua cidade ou seu negócio?

Continuar lendo…

Anuncie Conosco

Clique Aqui!

Endereço

Alameda dos Jurupis, 1005 – Salas 111 e 112, São Paulo/SP – CEP: 04088-003

Telefone

(11) 3473-1207

Newsletter

 ©2022 Portal Saneamento Básico. Todos os Direitos Reservados.