saneamento basico
SP PPP Recuperar Rios

Câmara aprova projeto para convênio de R$ 260 milhões em obras de saneamento em Mogi das Cruzes/SP

Convênio Obras Saneamento Mogi

A Câmara de Mogi das Cruzes aprovou, em sessão ordinária na terça-feira (13), o Projeto de Lei nº 95/2025, que autoriza o Executivo a firmar convênio com a Agência de Águas do Estado de São Paulo (SP Águas), no valor de R$ 260 milhões.

A proposta refere-se ao investimento anunciado pela prefeita Mara Bertaiolli (PL) na semana passada, durante visita ao Legislativo.

O principal objetivo do convênio é a execução de obras e intervenções de esgotamento sanitário. Com foco na redução da poluição na área urbana de Mogi das Cruzes, especialmente no Rio Tietê.

LEIA TAMBÉM: Plataforma Águas Brasil: ANA conecta regulação hídrica à inteligência territorial

Os recursos financeiros previstos somam R$ 260 milhões. Sendo R$ 209 milhões provenientes de operação de crédito — firmada entre o Estado de São Paulo e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) — e outros R$ 51 milhões oriundos do Tesouro Estadual.

Convênio Obras Saneamento Mogi

Este é o maior investimento em saneamento da história de Mogi das Cruzes e deverá levar a cidade à chamada “universalização do esgoto”, ou seja, 100% dos dejetos produzidos em áreas urbanas do município serão coletados e tratados.

LEIA TAMBÉM: Eleições Legislativas: O que é preciso priorizar em matéria ambiental?

“É um projeto de imensa importância, que vai ajudar no saneamento básico. A prefeita Mara está trabalhando para que a cidade tenha cem por cento do esgoto tratado. Gostaria de agradecer a cada um dos vereadores que, neste momento, pensaram na cidade de Mogi das Cruzes”, afirmou o presidente da Casa, Francimário Vieira Farofa (PL).

“Esse é um projeto muito relevante porque sabemos a importância da água. Temos o Rio Tietê, que abastece a nossa cidade e precisa ser preservado e despoluído. O investimento em saneamento básico é fundamental”, concluiu a vereadora Inês Paz (PSOL).

Fonte: PN.

Últimas Notícias:
Reciclagem de liners de figurinhas da Copa movimenta indústria

Reciclagem de liners de figurinhas da Copa movimenta indústria

A Polpel, única empresa no Brasil especializada na reciclagem de liners — o papel revestido de silicone que sobra após colar figurinhas. Projeta processar duas toneladas do material durante a Copa do Mundo de 2026, volume quase dez vezes superior às 230 quilos registrados na edição de 2022. O salto reflete a adesão de grandes companhias, como a Natura (NATU3), e uma campanha viral nas redes sociais que mobilizou pessoas físicas a enviarem os resíduos diretamente para a recicladora, localizada em Guarulhos (SP).

Leia mais »