saneamento basico

Chlorum Solutions revoluciona a sustentabilidade no setor químico com sua mini planta de cloro-álcalis em Guaíba, RS

Chlorum Solutions Planta de Cloro RS

A operação da mini planta na cidade gaúcha, traz as vantagens da produção de cloro “in loco”, considerando também os benefícios de redução da pegada de carbono não apenas para a empresa, seus clientes e investidores, mas também para o meio ambiente e a sociedade como um todo.

O modelo de atuação da Chlorum reduz a emissão de gases de efeito estufa e evita riscos associados ao transporte de cargas perigosas.

A Chlorum Solutions está revolucionando a indústria de cloro-álcalis com um modelo de negócios inovador que desafia o paradigma tradicional da “economia de escala” na indústria química.

Suas mini plantas oferecem capacidade de acordo com a necessidade de seus clientes; podem ser instaladas próxima, ou mesmo in loco, aos consumidores finais eliminando a logística de produtos perigosos.

Esse modelo possibilita o atendimento ao mercado local com produção de menor impacto ambiental e mais segurança, ao mesmo tempo em que cumpre rigorosamente os padrões ESG da Chlorum.

Com essa proposta, desde maio de 2023, a Chlorum Solutions iniciou a operação de uma mini planta de cloro-álcalis em Guaíba, Rio Grande do Sul.

Chlorum

Chlorum Solutions Planta de Cloro RS

Essa mini planta, com capacidade de produção de 32 toneladas de Hipoclorito de Sódio por dia, equivalente a 4,3 toneladas de Cloro por dia.

A planta ocupa uma área de aproximadamente 322m² e emprega uma equipe de cinco colaboradores.

LEIA TAMBÉM: Chlorum Solutions integra iniciativa que levará para Uberlândia/MG primeiro Complexo Cloroquímico fora do litoral

Esta planta fornece o Hipoclorito de sódio por meio de um contrato de prestação de serviços no modelo BOO (Build, Own & Operate).

Neste modelo a Chlorum Solutions investe integralmente no projeto e opera de forma autônoma, não havendo risco financeiro para o cliente.

Nesta operação o hipoclorito é transferido” just in time” para as necessidades do cliente.

Há de se notar que não há compressão, armazenamento ou transporte de cloro gás ou liquefeito no processo.

Tecnologia

A tecnologia usada para eletrólise é a de membranas altamente automatizadas, o que minimiza o consumo de energia e o impacto ambiental da operação.

Além de destacar o compromisso da empresa com a sustentabilidade, a planta de Guaíba reforça o papel vital das mini plantas de cloro-álcalis na transição para uma economia mais verde e responsável.

Este modelo demonstra que a Chlorum Solutions está liderando o caminho para uma indústria química mais consciente do meio ambiente.

Portanto a Chlorum vê nesta solução um alinhamento com as crescentes necessidades que virão pela expansão do saneamento no Brasil, prevista para os próximos anos.

Sobre a Chlorum Solutions

A Chlorum Solutions oferece uma alternativa para a cadeia de suprimentos da indústria de cloro e álcalis.

Em conclusão utilizando um modelo descentralizado de plantas de menor porte localizadas próximas ou no local de seus clientes, a empresa quebra o paradigma de economia de escala da indústria química ao focar nas vantagens oferecidas pela redução ou eliminação do transporte.

A Chlorum traz inovação para esta indústria por seu forte foco em ESG, particularmente investindo em projetos onde pode criar um impacto ambiental positivo.

A empresa é uma empresa neutra em carbono desde 2020, compensando as emissões mínimas de CO2 que gera.

A companhia possui seis plantas de Cloro-álcalis operando no Brasil e no Uruguai, e duas em construção.

Mais informações: [email protected]

Últimas Notícias:
Membrana de nanofiltração

Avaliação de uma membrana de nanofiltração para a remoção de antibióticos da água: um estudo de caso com Sulfametoxazol, Norfloxacina e Tetraciclina

Nesse contexto, o presente estudo avalia a nanofiltração, uma tecnologia de membranas filtrantes, na remoção de três antibióticos largamente consumidos (Tetraciclina, Norfloxacina e Sulfametoxazol) da água. Foi empregada a membrana NF270 (DOW – FilmTec), uma membrana de poliamida com massa molecular de corte de 400 Da que foi avaliada em termos de produtividade e capacidade de remoção dos antibióticos.

Leia mais »