Alto Tietê Ranking Saneamento
Por Mariana Queiroz
Esse ranking é composto pela análise de três dimensões do saneamento básico nos municípios: nível de atendimento, melhoria do atendimento e nível de eficiência. Nenhuma cidade do Alto Tietê aparece nas 20 melhores posições e nem nas piores colocações.
Itaquaquecetuba ficou em 60º no ranking. Já Mogi das Cruzes ocupa o 66º lugar e Suzano o 28º. Todas as cidades apresentaram queda na comparação com os dados de 2021 (confira abaixo cada cidade).
Um dos requisitos avaliados é a universalização do saneamento. As cidades universalizadas são as que contam com 99% de sua população com acesso à água tratada e 90% com coleta e tratamento de esgoto. Neste aspecto, nenhum dos municípios da região é universalizado.
LEIA TAMBÉM: Baseform | Antes, eu precisava ficar alternando entre planilhas do Excel
Outro indicador importante que classifica as cidades mais bem rankeadas e as piores é o de perda de distribuição de água. Ele estabelece uma relação entre a água produzida e a água efetivamente consumida nas residências.
LEIA TAMBÉM: COP30: Baixo nível dos rios preocupa especialistas
Quanto menor for essa porcentagem, mais bem classificado o município está, pois uma menor parte da água é perdida na distribuição. Os níveis de perdas na distribuição devem ser menores que 25%.
Fonte: G1.