saneamento basico

Além dos 70%

Quem acompanha nossos textos, palestras e cursos de capacitação, sabe que temos dado atenção especial aos colaboradores das áreas operacionais ou “chão de fábrica” das operadoras de saneamento.

Este grupo de pessoas representa 70% do efetivo dessas empresas. Através de cursos focados de curta duração, estamos aportando informações Técnico-operacionais à experiência intuitiva das pessoas do “chão de fábrica”.

Com a chegada da pandemia, a um ano, concluímos rapidamente a migração dos cursos, até então presenciais, para digital (EAD online, mobile learning).

Já prevíamos essa evolução, mas a velocidade dessa transformação foi acelerada pela pandemia. Nesses novos modelos digitais mantivemos os princípios dos nossos cursos, qual seja, a customização a partir do conhecimento das “dores” de cada cliente. Não acreditamos em cursos pasteurizados.

Agora, com a recente associação com o Portal  Saneamento Básico, decidimos ir além dos 70%.

Com o projeto “SABER DA ÁGUA”, passamos a atender também as necessidades de capacitação do nível tático ou podemos chamar também de “média liderança”. Este grupo representa ,em média, 20% do efetivo das operadoras, computando as áreas técnica e administrativa-financeira.

Podemos definir este grupo como sendo o responsável pela implementação das ações setoriais definidas no planejamento estratégico da empresa. A grande maioria desses colaboradores vem do nível operacional da própria empresa e constata-se que as principais necessidades de treinamento, podem ser agrupadas de forma resumida em cinco eixos:

  • Visão do negócio;
  • Noções de planejamento e gestão financeira;
  • Informações técnicas setoriais;
  • Ações / mudanças comportamentais;
  • Conceitos básicos de empreendedorismo.

O nosso objetivo maior continuará sendo capacitar profissionais que assumam, com competência, a responsabilidade de bem gerir nossas operadoras, sejam públicas ou privadas, sempre na busca de uma gestão de qualidade, que forneça aos usuários serviços de elevada eficiência operacional a partir de tarifas justas e proporcionando aos seus acionistas um retorno de capital adequado.

 

 

 

 

 

Newton de Lima Azevedo – Diretor Presidente do Hydrus Brasil[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Últimas Notícias: