saneamento basico

E os 30%?

Quando começamos em 2012, a pensar no projeto Hydrus Brasil, detectamos que 70% do efetivo das operadoras de água e esgoto estava concentrado no nível operacional ou seja “no chão da fábrica “e com raras exceções eram relegados a um segundo plano no planejamento de educação corporativa.

Decidimos então, querendo contribuir com a melhoria da gestão do setor, começar a desenhar uma engenharia pedagógica para que os treinamentos tivessem “a cara deles”.

Passados 4 anos e 3000 trainees do grupo dos 70%, uma pergunta tem sido muito presente entre nós do Hydrus:

E OS OUTROS 30%?

30% que em sua maioria são engenheiros ou técnicos formados. Além disto, some-se a pandemia que trouxe a discussão os cursos presenciais e a distância.

Nós do HYDRUS estamos conscientes que precisamos manter a atenção no grupo dos 70%, mas que redesenhar uma engenharia pedagógica para os 30% é uma necessidade.

Em abril de 2019, o MEC propôs novas diretrizes para a grade curricular dos cursos de engenharia pois não podíamos continuar considerando os alunos como depósito de informações e totalmente distantes da realidade prática.

As mudanças estão aí, a pandemia as acelerou e nós do HYDRUS estamos atentos e desenhando a engenharia pedagógica para o grupo do 30%. Eles também são fundamentais na melhoria da gestão.

newton

Newton Lima Azevedo

Colunista Portal Saneamento Básico

Últimas Notícias:

CAGEPA abre consulta pública sobre PPP do saneamento

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA) abriu a Consulta Pública nº 01/2025, etapa decisiva para a consolidação da Parceria Público-Privada (PPP) voltada à universalização e modernização dos serviços de esgotamento sanitário em 85 municípios das Microrregiões de Água e Esgoto do Alto Piranhas e do Litoral.

Leia mais »
Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

O intuito dessa iniciativa da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) é receber contribuições da sociedade para o aprimoramento da proposta da norma de referência (NR) sobre diretrizes para o reúso não potável de água proveniente de efluentes da prestação de serviços públicos de esgotamento sanitário.

Leia mais »