saneamento basico

O mercado de recicláveis no Brasil

No Brasil, falamos de uma geração de 80 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos por ano. 90% destes resíduos são coletados e dispostos em aterros ou lixões.

78 milhões de pessoas não separam o lixo orgânico do reciclável, e aproximadamente R$ 20 bilhões em resíduos recicláveis são aterrados anualmente!

reciclaveis

Em contrapartida aos números estratosféricos envolvidos neste mercado, temos a atuação de catadores individuais (trabalhando na informalidade, com renda abaixo do salário mínimo e sem benefício legal), de prefeituras despreparadas para enfrentar o desafio logístico por conta da centralização da coleta e aterros, e de empresas de coleta com preços elevados dos serviços.

Segundo o SNIS – Sistema Nacional de Informação sobre Saneamento, 98% da população enxergam a reciclagem como algo importante para o futuro, porém 39% não separa o lixo orgânico do reciclável. Existe um baixo engajamento da sociedade, que recicla menos de 10% do lixo reciclável.


Leia também: RECICLAGEM DE LIXO AUMENTA 35% COM ISOLAMENTO SOCIAL EM SÃO PAULO


A valorização de resíduos recicláveis é um dos caminhos para a solução deste grave problema de saneamento básico que temos no Brasil. A entrega de material reciclado de melhor qualidade para a indústria aumentará a eficiência em seus processos e diminuirá seus custos de produção.

Já existem algumas startups que atuam neste setor, como a Valora (www.valorasa.com.br), ganhadora do prêmio da ADESAMPA na categoria Gestão de Resíduos Sólidos na primeira edição da Aceleração Green Sampa da Prefeitura de São Paulo, que realiza a reciclagem de recursos de forma profissional, eficiente e inovadora.

Precisamos apoiar estas iniciativas inovadoras que certamente contribuirão para a melhora do problema encontrado hoje no mercado de recicláveis no Brasil.

Alexandre Lopes

Diretor Portal Saneamento Básico

Últimas Notícias:
Impacto Saneamento Saúde População

Ecosan | O impacto do saneamento na saúde da população

A relação entre saneamento e saúde é muito simples: sem água tratada e esgoto adequado, o risco de doenças como diarreia, leptospirose, hepatite A e infecções parasitárias aumenta consideravelmente. Crianças e idosos são os mais afetados, pois têm o sistema imunológico mais sensível.

Leia mais »
Gestão Resíduos Negócio

Gestão de resíduos é bom negócio

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, Lei 12.305/2010) define diretrizes claras para a destinação correta dos resíduos, mas, passados mais de 13 anos, grande parte dos municípios ainda falha na implementação.

Leia mais »