saneamento basico
alexandre-ferreira

O saneamento traz um manancial enorme de transformações

No próximo dia 22 de agosto, serão conhecidas as iniciativas vencedoras do Prêmio Sustentabilidade, concedido pelo SINDCON a cada dois anos para destacar projetos de impacto institucional, em gestão ou tecnologia no saneamento

Entre os candidatos às primeiras colocações, em cada categoria, há vários exemplos de engajamento que transcendem o atendimento aos usuários em suas necessidades básicas de água e esgoto. Tendo o Prêmio Sustentabilidade como parâmetro, vimos que a parceria da iniciativa privada nas operações de saneamento permite hoje que muitos municípios recuperem o meio ambiente em suas respectivas regiões. Isso demonstra o enorme potencial transformador dessa categoria de gestão. As concessionárias privadas já investem hoje 20% de todos os recursos aplicados no saneamento, com destaque para desenvolvimento em tecnologia e qualificação profissional, sempre alinhadas com os interesses comuns da população.

Um grande esforço, por exemplo, está sendo capitaneado pela concessionária privada de Campo Grande (MS), com a participação de entidades da sociedade civil, usuários de água da bacia e os produtores rurais, para incentivar a recuperação da bacia hidrográfica do córrego Guariroba. O projeto prevê pagamentos aos produtores rurais, que, por meio de práticas e manejos conservacionistas e de melhoria da distribuição da cobertura florestal na paisagem, contribuem para o aumento da infiltração de água e para o abatimento efetivo da erosão, sedimentação e incremento de biodiversidade.

Em Jaguaruna, Santa Catarina, a concessionária assumiu o compromisso de revitalizar a cultura do butiá, uma espécie de palmeira, característica da região. O objetivo é plantar, com a participação da comunidade, uma muda de butiá a cada nova ligação de água realizada. Para dar o pontapé inicial, a empresa providenciou o plantio de 60 mudas, trazidas do Rio Grande do Sul.

Agreste alagoano 

No agreste alagoano, um projeto da PPP local incentiva o plantio sustentável de frutas, legumes e hortaliças, levando em consideração a importância da agricultura familiar na produção de alimentos.

São algumas entre centenas de contribuições importantes que os operadores privados de saneamento estão realizando, em sintonia com as comunidades atendidas em seus respectivos municípios.

Reforçamos aqui então o convite: a entrega do Prêmio Sustentabilidade acontecerá em agosto, em São Paulo, quando teremos a oportunidade de conhecer esses e outros projetos transformadores em nosso setor.

Alexandre Ferreira Lopes é presidente do SINDCON (Sindicato Nacional das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto)

Últimas Notícias:
Gerenciando Montanhas Lodo

Gerenciando Montanhas de Lodo: O que Pequim Pode Aprender com o Brasil

As lutas do Rio com lodo ilustram graficamente os problemas de água, energia e resíduos interligados que enfrentam as cidades em expansão do mundo, que já possuem mais de metade da humanidade. À medida que essas cidades continuam a crescer, elas gerarão um aumento de 55% na demanda global por água até 2050 e enfatizam a capacidade dos sistemas de gerenciamento de águas residuais.

Leia mais »