saneamento basico
Hortolândia Tratamento de Esgoto

Comissão vai debater privatização da empresa de saneamento de São Paulo

Comissão Privatização Sabesp

A Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados vai realizar  audiência pública na quarta-feira (18) para debater os impactos da privatização da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), prevista para ocorrer no primeiro semestre de 2024.

Confira a lista de convidados da reunião, marcada para as 17 horas no plenário 14.

O autor do requerimento para a realização da audiência é o deputado Guilherme Boulos (Psol-SP).

Ele destaca que a companhia é a maior empresa de saneamento da América Latina, e uma das maiores do mundo em população atendida: 28,4 milhões de pessoas abastecidas com água e 25,2 milhões de pessoas com coleta de esgotos.

“Em 2022, a Sabesp registrou lucro 35,4% maior que no ano anterior, demonstrando a sua plena capacidade de aplicar os recursos investidos e buscar o cumprimento das metas de universalização, que devem ser atingidas até 2033, conforme Marco Legal do Saneamento”, destacou o deputado.

LEIA TAMBÉM: Tarcísio inclui privatização da Sabesp no Orçamento de 2024

Boulos acusa o governo do estado de São Paulo e a prefeitura da capital paulista de fazerem alterações na estrutura administrativa e financeira da empresa que provocaram perda da autonomia do município no sistema e uma diminuição de R$ 650 milhões ao ano para investimento na urbanização e saneamento de periferias.

Fonte: Agência Câmara de Notícias.

Últimas Notícias:

CAGEPA abre consulta pública sobre PPP do saneamento

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA) abriu a Consulta Pública nº 01/2025, etapa decisiva para a consolidação da Parceria Público-Privada (PPP) voltada à universalização e modernização dos serviços de esgotamento sanitário em 85 municípios das Microrregiões de Água e Esgoto do Alto Piranhas e do Litoral.

Leia mais »
Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

O intuito dessa iniciativa da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) é receber contribuições da sociedade para o aprimoramento da proposta da norma de referência (NR) sobre diretrizes para o reúso não potável de água proveniente de efluentes da prestação de serviços públicos de esgotamento sanitário.

Leia mais »