saneamento basico

A politicagem com os problemas de água e esgoto em Paço do Lumiar e S.J. de Ribamar.

O PROBLEMA.

Segundo dados do Ministério das Cidades, apenas 10,5% dos 6,6 milhões de habitantes têm acesso ao esgotamento sanitário, enquanto 50,4% recebem água tratada em suas residências.
A SOLUÇÃO DO PROBLEMA.
A RECLAMAÇÃO DOS USUÁRIOS DOS SERVIÇOS
A população reclama que a tarifa está vindo muito alta. A Odebrecht Aambiental alega que é porque está incluso na tarifa o débitos em atraso com a Caema. A população contra-argumenta que esse débito é do Estado, é da CAEMA, que deveriam anistiar esse valor e começar do zero, pois a Odebrecht eles são uma empresa privada e o débito é do Estado. Não estão questionando os serviços em si.
Coisa do futi:
Dutra quer ver é o caos.

A POLITICAGEM

A oposição nos dois municípios, por não ter propostas passaram a usar a Odebrecht Aambiental como palanque político, inventando desvio de recursos públicos, inventando que os prefeito Gil Cutrim e Prof. Josemar teriam repassados milhões para a empresa e pego parte e outras acusações sem provas.
A POSIÇÃO DO LEGISLATIVO

 

Sexta-feira (11), ocorreu, na Câmara Municipal de Paço do Lumiar, audiência entre a ODEBRECHT AMBIENTAL E O LEGISLATIVO LUMINENSE. O vereador Wellington Sousa cobrou da concessionária a diminuição da tarifa de água e a instituição de TARIFA SOCIAL àqueles consumidores que comprovadamente não possuírem condições de efetuar o pagamento de suas contas. Pediu também, a descentralização dos serviços administrativos, maior proximidade da empresa com as comunidades, pontuou a importância do desenvolvimento de projetos sociais, a reanálise de alguns valores de tarifas cobradas e a exclusão imediata da cobrança da tarifa de esgoto nas comunidades que não possuem rede coletora de esgoto. O vereador exigiu explicações sobre as tarifas cobradas.
A POSIÇÃO DOS PREFEITOS DOS DOIS MUNICÍPIOS
VEJA NO DIÁRIO OFICIAL
Os prefeitos prof. Josemar, de Paço do Lumiar e Gil Cutrim, de São José de Ribamar, disseram que a Odebrecht Aambiental é supervisionada pela Câmara de Regulação do Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico.
“É essa Câmara que define a estrutura tarifária a ser aplicada pela Odebrecht Aambiental, prestadora dos serviços públicos de abastecimento de água e de esgotamento sanitário nos Municípios de São José de Ribamar e de Paço do Lumiar. É ela que aprova a revisão das tarifas e de outros preços dos serviços públicos de abastecimento de água potável e de esgotamento sanitário aplicáveis no âmbito do Pró Cidade. se há distorções, esla precisam ser revistas.”, explicou Prof. Josemar, prefeito de Paço do Lumiar.
“A Odebrecht Ambiental, empresa que atua em 180 municípios brasileiros atendendo mais de 16 milhões de pessoas, assumiu oficialmente a concessão dos sistemas de abastecimento de água e esgoto dos municípios de São José de Ribamar e Paço do Lumiar. Ao fazermos o distrato da concessão com a CAEMA, ano passado, eu e o prefeito Josemar tomamos uma decisão que visa, tão somente, beneficiar as populações das duas cidades com a universalização da água”, disse Gil Cutrim, prefeito de São José de Ribamar.

Odebrecht Ambiental apresenta balanço de 100 dias de operação em Paço do Lumiar e Ribamar

Prefeitos Josemar Sobreiro (Paço do Lumiar) e Gil Cutrim (São José de Ribamar)  assistiram à apresentação do balanço

Cerca de 160 mil pessoas já foram beneficiadas com as primeiras melhorias. Na última quinta-feira (14), a Odebrecht Ambiental, empresa responsável pelos serviços de água e esgoto de Paço do Lumiar e São José de Ribamar apresentou o balanço integrado dos 100 dias de operação em uma reunião que contou com a participação dos prefeitos dos municípios, Josemar Sobreiro e Gil Cutrim, além de suas equipes de secretários e vereadores. Na oportunidade eles puderam conhecer de perto todas as intervenções e melhorias realizadas neste curto período.

Com o trabalho da Odebrecht Ambiental a situação do saneamento básico nas duas cidades já começou a mudar. São quatro novos poços que estão em fase de conclusão, situados nos bairros do Maiobão, Parque Vitória, Sede de São José de Ribamar e Parque Jair, além de dois poços em início de perfuração no Turiúba e Moropóia.

“Com estas novas fontes de captação a perspectiva é melhorar de forma sensível o abastecimento de água nas comunidades próximas, a exemplo do Parque Vitória, onde conseguimos perfurar um poço com 180 metros de profundidade e 130 m³/h de vazão” adianta Helder Dantas, diretor da Odebrecht Ambiental no Maranhão.

Cerca de 150 poços já existentes também receberam uma atenção especial através de serviços de manutenção, automação e otimização. Foram realizadas filmagens dos perfis dos poços, trocas de bombas e outros equipamentos, testes de vazão e qualidade da água, bem como a adequação de painéis elétricos.

No Maiobão estão sendo finalizados os trabalhos de setorização de rede, que tem como objetivo melhorar o abastecimento na região. Enquanto que no bairro de Pirâmide foram construídos mais de 2 mil metros de redes de abastecimento de água.

De acordo com o prefeito Josemar Sobreiro (PR), a concessão do serviço de abastecimento de água e esgoto foi uma intervenção justa, que está gradativamente mudando a realidade dos moradores de Paço do Lumiar. “Água tratada e nas torneiras hoje é uma realidade nos lares. Um investimento desta gestão em prol da população que sofreu por mais de trinta anos por ineficiência na prestação do serviço”, lembrou.

A Odebrecht Ambiental também implantou softwares especiais voltados para o monitoramento, cadastro e modelagem das redes de água já existentes. Estes programas proporcionam a geração de informações e dados essenciais para o planejamento e execução de projetos e melhorias nos sistemas.

Desde o início de sua operação, a Odebrecht Ambiental executou cerca de 16 mil ordens de serviço, com solicitações de novas ligações, desobstrução de rede de esgoto, conserto de vazamentos, entre outros. Os usuários dos serviços contam com uma rede de atendimento que inclui o contato direto com a Odebrecht Ambiental através do 0800 771 0001, serviço gratuito para ligações de telefones fixos e móveis, disponível 24h. O atendimento também pode ser realizado de forma presencial em uma das lojas, de segunda a sexta, das 8h às 17h, nos seguintes endereços: Paço do Lumiar – Av. 9, quadra 76, nº 15, Maiobão, e São José de Ribamar – Av. Gonçalves Dias, nº 847, Centro.
A concessão dos serviços de água e esgoto

Pelos próximos 35 anos, a Odebrecht Ambiental é a concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto de São José de Ribamar e Paço do Lumiar. Pelo acordo contratual firmado com os dois municípios, a empresa investirá mais de R$ 450 milhões, o que elevará os índices de abastecimento de água tratada e coleta e tratamento de esgoto das duas cidades.

São José de Ribamar e Paço do Lumiar estabeleceram um consórcio para viabilizar a concepção do projeto, que tem como objetivo desenvolver a infraestrutura e garantir os avanços necessários no saneamento básico. A estratégia de uma associação entre os dois municípios para solucionar o déficit do saneamento é um mecanismo de racionalização das ações, criando um sistema integrado que potencializa os investimentos e permite alcançar, em curto prazo, as metas estabelecidas nos Planos Municipais de Saneamento Básico de cada cidade, tendo em vista que elas formam uma área urbana contínua.

O contrato de concessão prevê metas de avanços nos serviços, que servirão de guia para o desenvolvimento dos projetos. A atuação da Odebrecht Ambiental será supervisionada pela Câmara de Regulação do Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico.

A realidade do saneamento básico no Maranhão é preocupante. Segundo dados do Ministério das Cidades, apenas 10,5% dos 6,6 milhões de habitantes têm acesso ao esgotamento sanitário, enquanto 50,4% recebem água tratada em suas residências.

Sobre a Odebrecht Ambiental

A Odebrecht Ambiental é a empresa da Organização Odebrecht dedicada a operar e desenvolver projetos que contribuam com a qualidade de vida das pessoas e com a preservação do meio ambiente. Atua em três segmentos, com uma equipe de mais de 6.500 integrantes. A área de Água e Esgoto é responsável pela captação, tratamento e distribuição de água, e coleta e tratamento de esgoto nos municípios. Atende mais de 16,1 milhões de pessoas em 180 cidades brasileiras.

A área de Utilities promove a gestão ambiental de empresas, além de atuar no monitoramento do ar e dos recursos hídricos, no tratamento e reúso de água, e na promoção de soluções energéticas. O segmento de Resíduos realiza serviços marítimos, diagnóstico e remediação de áreas contaminadas e o gerenciamento, tratamento e destinação final de resíduos industriais, sólidos urbanos e de construção civil.

Últimas Notícias:
Embrapa Saneamento Rural

Balanço Social da Embrapa destaca ações em saneamento básico rural

As ações desenvolvidas pela Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP) e parceiros em saneamento básico rural estão entre os nove casos de sucesso do Balanço Social da Embrapa 2023, que será apresentado na quinta-feira (25), a partir das 10 horas, em Brasília, na solenidade em comemoração aos 51 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

Leia mais »