saneamento basico

Água chega suja às torneiras de casas em Linhares, ES

Saae disse que a água está nos parâmetros do Ministério da Saúde. Empresa foi contratada para descobrir as causas da sujeira.

Os moradores de Linhares, na região Norte do Espírito Santo, estão recebendo água suja nas torneiras.Em algumas casas, a água chega escura durante a manhã e à tarde fica mais clara. Os moradores reclamam que mesmo com a baixa qualidade da água, a conta continua chegando.

A sujeira nas mãos do aposentado Gilson Souza, no bairro Canivete, saiu da água que chegou às torneiras, nesta segunda-feira (1). “É um negócio estranho que parece uma graxa, um óleo, que a gente esfrega na mão e fica essa borra preta. É isso que está no fundo da nossa água. Essa água armazenada está tudo desse jeito”, disse.

O empresário Alécio Teixeira gravou um vídeo mostrando a situação da água durante a manhã. Nas imagens, é possível observar que ela estava amarelada. Durante a tarde, a água já estava transparente, mas ainda assim saíam partículas sólidas de sujeira.

“Se você monitorar, durante toda a manhã é horrível. A gente reclama e vem uma pessoa dizer que é resíduo de tubulação, é material em suspensão, mas isso não é a realidade. Agora está demais, todos os dias”, afirmou Alécio.

Em uma outra casa, a moradora encheu a piscina no domingo (31), e quando reparou, viu que o fundo estava sujo, parecendo lodo.
A dona de casa Elaine Bezerra falou que as roupas saíram sujas da máquina de lavar. “A situação está assim desde o início de dezembro. Começou a aparecer também alguns caroços nos meus filhos e em alguns vizinhos, então a gente acha que isso pode ter acontecido por causa da água. Não é justo a gente consumir uma água assim”, contou.

De manhã é amarelada ou marrom e à tarde clareia. “Toda a parte da manhã você pode chegar que vai ver a água dessa cor. Quando chega a parte da tarde, ela limpa um pouco, mas nem sempre é assim”, completou Elaine.
Mesmo recebendo a água com baixa qualidade, as contas continuam a chegar. De acordo com o Procon, o consumidor precisa registrar a reclamação junto à prestadora de serviço. “Se não apresentarem a resposta à reclamação, a gente pede que o consumidor procure o Procon para acionar essa empresa para propor um acordo, um abatimento de fatura”

Saae
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Linhares informou que a água distribuída no município está de acordo com o que determina o Ministério da Saúde, mas ao chegar na torneira de alguns bairros da cidade o líquido apresenta coloração.
Uma empresa foi contratada para identificar o que está acontecendo no percurso entre as tubulações e as residências.

Fonte: G1
Foto: Foto: Reprodução/ TV Gazeta

Últimas Notícias: