saneamento basico

Água enferrujada é distribuída há 10 anos em cidade no PI, diz internauta

A má qualidade da água fornecida pela Agespisa é uma reclamação antiga dos moradores de São João do Piauí, cidade localizada a 486 km de Teresina. Eles denunciam que há cerca de 10 anos, o líquido que sai das torneiras apresenta cor escura e forte odor, impossível para o consumo.

A internatura Andrea Lúcia Sanavio enviou fotos para VC no G1 do registro feito por ela ao meio-dia da quarta-feira (26). Para a empresária, o estado da água é um descaso com a população e pede providência das autoridades. “Estas fotos mostram o absurdo que está a qualidade da água de nossa cidade, eu acho que o valor pago pelo abastecimento de água na nossas casas é bem salgado, para sair esta água imunda”, reclamou.

Andrea Sanavio contou que a cor escura da água é recorrente, devido aos canos da cidade serem ainda de amianto e ferro, e estarem enferrujados. A moradora relatou ter encontrado como alternativa a compra de água mineral para beber e preparar a comida, mas para o banho e as demais atividades utiliza a água vinda da encanação, que já tem mais de 50 anos. “Infelizmente a maioria da população não tem condição para pagar por um galão e acaba consumido mesmo a água enferrujada. Ouço muitas queixas das mães que os filhos vivem com diarreia por causa do líquido sujo”, destacou.

Segundo a internauta, a empresa responsável pela distribuição começou no final de agosto do ano passado a substituição dos canos de amianto por os de PVC, mas a obra que demoraria seis meses ainda não foi finalizada e o problema continua sem solução. Segundo a Agepisa, faltam dois quilômetros para serem trocados e a previsão é que a obra seja concluída em 45 dias.

Nota Agespisa
A Agespisa informa que vem realizando a substituição da tubulação antiga na cidade de São João do Piauí por tubos de PVC beneficiando 5,6 mil pessoas da zona urbana. Na cidade serão substituídos cerca de sete mil metros de tubulação da rede de água, o que irá garantir uma melhor qualidade da água fornecida pela empresa além de reduzir o número de vazamentos. A obra está com mais de 30% executada e recebeu investimentos no valor de R$593 mil, recursos do Governo do Estado, da própria Agespisa e da Prefeitura Municipal de São João do Piauí.

Fonte e Agradecimentos: http://g1.globo.com/pi/piaui/noticia/2014/03/agua-enferrujada-e-distribuida-ha-10-anos-em-cidade-no-pi-diz-internauta.html

Últimas Notícias: