saneamento basico

Água furtada em Franca abasteceria cidade de 6,5 mil habitantes por 1 mês

São 19,3 milhões de litros perdidos em 689 ligações clandestinas em 2015. Segundo gerente da Sabesp, casos geram multas e queixas na polícia.

Uma cidade de 6,5 mil habitantes poderia ser abastecida por um mês com a quantidade de água que foi desviada da rede de abastecimento em Franca (SP) no ano passado.

Segundo levantamento divulgado pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), 19,3 milhões de litros foram perdidos com 689 ligações clandestinas feitas no município.

O gerente da companhia, Rui Engracia Garcia Caluz, afirma que a prática, prejudicial para a distribuição, é fiscalizada e registrada como furto contra o responsável em boletins de ocorrência na polícia.

“Se a gente comparar a uma cidade como Restinga, por exemplo, daria para o consumo durante um mês”, afirma.

Ligações clandestinas
O balanço é resultado de 933 vistorias realizadas entre janeiro e dezembro do ano passado, das quais em 689 se confirmaram fraudes. O número de casos constatados, que se convertem em uma média de dois por dia, é 17% inferior a 2014, mas ainda é considerado alto por Caluz, sobretudo em função do volume de água perdido.

Segundo ele, as ligações clandestinas – muitas vezes adotadas por quem não pagou a conta e teve corte no serviço – geralmente consistem da captação indevida com o uso de pedaços de cano e mangueira ou ainda pela obstrução do hidrômetro, de modo que o volume que chega ao imóvel não seja contabilizado.

“A gente tem tentado conscientizar as pessoas de que vale mais a pena vir aqui na Sabesp parcelar as dívidas do que a pessoa fazer um ato criminoso desses, que é furto de água, responder na polícia e pagar multa”, afirma o gerente.

Fonte: G1
Foto: Foto: Márcio Meireles/EPTV

Últimas Notícias:
Embrapa Saneamento Rural

Balanço Social da Embrapa destaca ações em saneamento básico rural

As ações desenvolvidas pela Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP) e parceiros em saneamento básico rural estão entre os nove casos de sucesso do Balanço Social da Embrapa 2023, que será apresentado na quinta-feira (25), a partir das 10 horas, em Brasília, na solenidade em comemoração aos 51 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

Leia mais »