Skip to content
quinta-feira, agosto 11, 2022
Últimas Notícias:
  • A Política Nacional de Resíduos Sólidos foi a porta de entrada para o ESG
  • A Califórnia desenvolveu muito a energia solar residencial. Agora isto é um problema para os aterros sanitários.
  • Como Integrar IoT, SCADA e Legados
  • ANA e CNJ firmam cooperação para capacitação nas temáticas de conservação de água e solo, segurança de barragens, reservatórios e saneamento básico
  • 33º Encontro Técnico/Fenasan 2022: especialistas discutirão a gestão de resíduos sólidos nas áreas urbana e rural diante do novo Decreto 10936 (12/01/2022)
Portal Saneamento Básico

Portal Saneamento Básico

O maior portal de Saneamento Básico da internet!

  • Notícias
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Opinião
    • Outros
  • Acervo Técnico
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Outros
  • Guia de Compras
  • Licitações
  • Vagas
  • Eventos e Cursos
  • Vídeos
  • Mídia Kit
  • Contato

Águas da República será a nova concessionária de água e esgoto em Itu

  • PPP & Concessões
  • agosto 20, 2014

O Grupo Águas do Brasil, holding que opera 13 concessões em 15 municípios (nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Amazonas), assumirá os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário da cidade de Itu. O anúncio oficial aconteceu na tarde desta terça-feira (19/08), em entrevista coletiva concedida no Gabinete do prefeito.

Na ocasião, o prefeito de Itu, Antonio Tuíze, informou que já nesta semana o sistema de abastecimento passará a contar com um reforço de 2 milhões de litros de água por dia, visando manter o cronograma de racionamento adotado pela concessionária. Essa medida é resultado da primeira reunião de trabalho entre equipes da Prefeitura, Agência Reguladora e representantes da empresa Águas de Itu e do Grupo Águas do Brasil, ocorrida pela manhã.

Além disso, foram destacadas outras três ações prioritárias: investimentos anunciados de R$ 30 milhões para aumentar a vazão de água no município, com a captação nos ribeirões Mombaça e Pau D’Alho, o desassoreamento das represas Fubaleiro e Itaim e a ampliação e melhoria na qualidade do atendimento aos munícipes.

A concessionária passará a se chamar Águas da República, numa referência histórica da cidade, já que Itu teve grande importância no processo que conduziu à proclamação da República do Brasil, em 1889. A nova denominação foi uma sugestão do próprio prefeito de Itu e prontamente acatada pelo Grupo Águas do Brasil.

Tuíze se empenhou pessoalmente na solução da questão do saneamento, em especial do abastecimento de água. Foram aplicadas todas as medidas cabíveis à concessionária e, quando ela decidiu negociar a empresa, o prefeito acompanhou o interesse de vários grupos do setor em assumir a concessão. Ele visitou várias concessões, em diferentes municípios, para ver qual seria a melhor alternativa para Itu.

Dentre os interessados, o Grupo Águas do Brasil mostrou-se mais credenciado para enfrentar esse desafio e recebeu a anuência do chefe do Executivo para que a transação fosse realizada. “O Grupo destaca-se por seu histórico de êxito no gerenciamento de crises hídricas e saneamento em geral. É óbvio que a mesma diligência que tivemos até aqui terá continuidade em relação aos serviços da nova empresa”, reforça Tuíze.

Durante a coletiva, o presidente do Grupo Águas do Brasil, Cláudio Abduche, declarou que “operar os serviços de abastecimento de água em Itu é um grande desafio, no entanto, nossa a holding tem experiência e capacidade técnica para trazer soluções no fornecimento de água e esgotamento sanitário da cidade”. Dentre os cases de sucesso, o empresário destacou a universalização do abastecimento de Niterói e a estabilização da operação de água de Manaus.

A holding assumirá o sistema assim que obtiver autorização do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE). A empresa já tem todo mapeamento da situação e das demandas do município e desde já, por determinação do prefeito Tuíze, passa a acompanhar as atividades da concessão. A realização de algumas obras depende ainda da outorga expedida pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) e das licenças de instalação das elevatórias, emitidas pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), que já foram solicitadas.

“Ainda este ano, a população de Itu verá resultados práticos do trabalho do Grupo na área de abastecimento na cidade. Não tenho dúvida de que o cenário, em pouco tempo, será outro”, garante o engenheiro Ivan Mininel, que responderá pela superintendência da Águas da República.

AnteriorAnteriorPrefeitura de Santa Maria contabiliza 200 buracos abertos pela Corsan no último mês
PróximoEntidades assinam carta pelo saneamentoPróximo

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Ultrafiltração

Capacitação e Treinamento

Capacitação e Treinamento

Acervo Técnico

A Califórnia desenvolveu muito a energia solar residencial. Agora isto é um problema para os aterros sanitários.

9 min de leitura

A partir de 2006, o Estado, focado em incentivar as pessoas a utilizar a energia solar, deu subsídios aos proprietários que instalaram painéis fotovoltaicos, mas não tinham um plano abrangente para eliminá-los. Agora, os painéis utilizados nesses programas estão chegando ao fim da sua vida útil de 25 a 30 anos.

Disponibilidade de metais pesados em aterro de indústria siderúrgica

1 min de leitura

O estudo efetuou o levantamento detalhado da fonte poluidora com coletas de amostras de águas superficiais, subterrâneas, efluentes e resíduos sólidos industriais, associados ao Aterro Industrial.

Vídeos

bf-dias

B&F Dias presente no Fórum de Saneamento e Recuperação Energética

0 min de leitura

Os executivos da empresa, Felipe Medeiros e Pedro Amaral, estiveram presentes no Fórum de Saneamento e Recuperação Energética que aconteceu em abril de 2022 na cidade de São Paulo.

Desidratação de Lodo Pieralisi

Conheça as soluções para secagem e desidratação de lodo de ETA, ETE e ETDI da empresa Pieralisi

1 min de leitura
tequaly

Você já conhece a estrutura da Tequaly?

0 min de leitura
bf-dias

B&F Dias diversifica sua linha de produtos e também é solução para tratamento de água

0 min de leitura

Eventos e Cursos

Lodos Ativados, MBR e MBBR: Fundamentos dos Processos e Aspectos Operacionais

Datas: 10, 17 e 24 de agosto

Curso online para profissionais e estudantes que atuam com projetos, obras e operação de sistemas de tratamento de efluentes domésticos e industriais.

Mais informações »

8° Encontro Nacional das Águas

Congresso bienal dedicado ao debate dos principais temas que afetam o saneamento básico e a iniciativa privada.

Mais informações »

Encontro Técnico AESabesp / Fenasan 2022

Promovido há 33 anos consecutivos pela AESabesp – Associação dos Engenheiros da Sabesp, o Encontro Técnico da AESabesp – Congresso Nacional de Saneamento e Meio Ambiente é considerado o maior evento do setor na América Latina.

Mais informações »

Parceiros

Penetron
logo-bioproj
Conaut
Superbac
aquamec
logo-netzsch
suez
DENORA
clean environment brasil
paques-logo-home.jpg
bf-dias

Sobre Nós

Como mostrar o que acontece e o que acontecerá para os profissionais que trabalham direta ou indiretamente com águas de abastecimento público, esgotos domésticos, resíduos sólidos urbanos, micro e macro drenagem? Quais serão as próximas leis, investimentos e ações que vão impactar sua cidade ou seu negócio?

Continuar lendo…

Anuncie Conosco

Clique Aqui!

Endereço

Alameda dos Jurupis, 1005 – Salas 111 e 112, São Paulo/SP – CEP: 04088-003

Telefone

(11) 3473-1207

Newsletter

 ©2022 Portal Saneamento Básico. Todos os Direitos Reservados.