saneamento basico

Águas de Votorantim investe cerca de R$17,5 mi no saneamento básico do município

A Águas de Votorantim investiu aproximadamente R$ 17,5 milhões no sistema de água e esgoto, desde que assumiu o serviço de saneamento básico do município, em junho de 2012. Os investimentos no tratamento e distribuição de água estão entre as principais ações.
A concessionária realizou diversas melhorias na ETA Central, responsável por abastecer 70% do município. Ali foram substituídos e instalados 6 novos registros nas tubulações de água tratada, trocados 16 pistões de quatro filtros, efetuada a limpeza dos dois reservatórios que, somados, acumulam o volume de 2,8 milhões de litros de água. Além disso, foram instalados equipamentos, na elevatória e no reservatório que abastece a região do Bela Vista, contribuindo para uma melhor distribuição de água e beneficiando os 16 bairros da região, além de 10 condomínios.
No último mês, a empresa concluiu mais de 50% da obra de rede de distribuição de água do bairro Cubatão. Mais de 60 famílias que residem no local serão beneficiadas com água encanada e tratada. A previsão de término dos serviços é para outubro.  Além disso, ela está ampliando em 1 milhão de litros de água a capacidade de reservação da ETA Central, com a interligação de dois novos reservatórios. Um deles, de 500 milhões de litros de água, já está em operação, e o outro deve estar pronto até o início de outubro.
Já no sistema de esgoto, a empresa confinou o tratamento preliminar da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Guimarães e instalou um filtro de carvão ativado, melhorias que minimizaram em 95% o odor que era exalado pelo local. Foi ainda finalizada a implantação de uma rede coletora de esgoto no Jardim Archila e recuperado o coletor tronco no bairro Santos Dummont, levando desenvolvimento e qualidade de vida aos munícipes. Na ETE Votocel foi feita a limpeza na superfície da lagoa facultativa, além da restauração do sistema de aeração.
Ainda neste ano a empresa vai implantar mais um coletor tronco, que será responsável por captar e encaminhar o esgoto para tratamento, beneficiando 6.500 pessoas que residem no bairro Fornazari e adjacências. Com isso, 93% do esgoto gerado no município passarão a ser devidamente tratados.
De acordo com o planejamento da concessionária, também será aumentado ainda mais o sistema de produção de água, o que atenderá à demanda dos novos empreendimentos que estão se instalando na cidade. Outro foco de atuação da empresa é dar continuidade ao projeto de combate às perdas de água no sistema de distribuição do município, que hoje já conta com a tecnologia necessária para detectar os vazamentos.

 

 
publicado na edição n° 83 de 30 de agosto a 5 de setembro de 2014 do Jornal Gazeta de Votorantim, na página 13

Últimas Notícias:
Gerenciando Montanhas Lodo

Gerenciando Montanhas de Lodo: O que Pequim Pode Aprender com o Brasil

As lutas do Rio com lodo ilustram graficamente os problemas de água, energia e resíduos interligados que enfrentam as cidades em expansão do mundo, que já possuem mais de metade da humanidade. À medida que essas cidades continuam a crescer, elas gerarão um aumento de 55% na demanda global por água até 2050 e enfatizam a capacidade dos sistemas de gerenciamento de águas residuais.

Leia mais »