saneamento basico

Águas Guariroba conclui obras de esgoto, expansão e modernização da rede de água em Campo Grande.

A Águas Guariroba concluiu as obras de instalação de rede de esgoto, expansão e modernização da rede de água nos bairros Isabel Garden e Morada do Sossego, em Campo Grande. As regiões estão recebendo infraestrutura do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), de responsabilidade da Prefeitura. A Águas Guariroba acompanha o cronograma de obras e já implantou 3.088 metros de rede de esgotamento sanitário nestes locais.

Com a ação, a concessionária passa a disponibilizar o serviço de coleta e tratamento de esgoto para mais 446 imóveis. A Águas Guariroba está antecipando investimentos de mais de R$ 150 milhões em saneamento para atender mais de 20 bairros antes de receberem pavimentação asfáltica e drenagem, previstas nas obras do PAC.

De acordo com o gestor de engenharia da Águas Guariroba, Kamilo Reis, as obras de saneamento e pavimentação levam melhorias que valorizam os imóveis do bairro. “São investimentos que melhoram a infraestrutura destas regiões e consequentemente trazem a valorização imobiliária. Além disso, os moradores ganham em qualidade de vida, com acesso ao esgoto coletado e tratado”.

Nestes bairros, as ruas que receberam obras de esgoto foram: Rua Elmira Ferreira, Rua Chapada dos Guimarães, Rua Tangará da Serra, Rua Luiz Vasconcelos Alves, Rua Macunaima, Rua Beneventa, Rua Lugano, Rua Miguel Bedoglin, Rua Hirose Adania, Rua Cebolinha, Rua Chico Bento, Rua Pipa, Rua Alpídio de Brito, Rua Cascão, Travessa dos Catetos, Travessa dos Barbados, Travessa Piabas, Travessa Ângelo e Rua Sinop.

A Águas Guariroba também investe em melhorias e ampliação da rede de água nos bairros que recebem obras do PAC. No Isabel Garden e Morada do Sossego, a concessionária substituiu 80 metros de rede de água e 261 ramais – tubulações que ligam os imóveis à rede pública de abastecimento. Somente neste ano, para atender ao cronograma do programa de responsabilidade da Prefeitura, a empresa já substituiu mais de 4,6 mil metros de rede antiga de água, instalando novas tubulações que atendem a 786 imóveis. Além disso, a empresa ampliou o sistema de abastecimento com a instalação de mais de 1,6 mil metros de rede nova de água para atender a 342 novas ligações.

 

 

Fonte: A Crítica

Últimas Notícias:
Chamada pública da Gasmig amplia perspectivas para produção de biometano em Minas Gerais

Chamada pública da Gasmig amplia perspectivas para produção de biometano em Minas Gerais

02 de junho de 2026 – A Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig) lançou uma chamada pública para identificar projetos interessados no fornecimento de biometano ao estado, movimento que pode impulsionar novos investimentos e ampliar a participação de Minas Gerais em um dos segmentos mais promissores da transição energética brasileira e no aproveitamento econômico de resíduos para produção de combustível renovável.

Leia mais »

O saneamento e a hipocrisia ambiental

Enquanto redijo este texto, Minas Gerais conduz a etapa decisiva da desestatização da Copasa, operação que pode movimentar de R$ 8 a R$ 10 bilhões. O modelo segue o trilho aberto pelo Rio Grande do Sul com a Corsan e por São Paulo com a Sabesp: oferta a um investidor de referência, modernização de contratos com municípios titulares e ancoragem nas metas do Novo Marco do Saneamento.

Leia mais »