saneamento basico

Águas Guariroba inicia obras que universalizarão serviços de esgoto na Capital

As obras que dão início ao Sanear Morena 3, programa que vai universalizar o acesso ao esgoto coletado e tratado para a população de Campo Grande, foram lançadas na manhã de ontem pelas Águas Guariroba e Prefeitura Municipal.

O Parque dos Girassóis, na região urbana do Prosa, é um dos bairros que recebem as primeiras frentes de trabalho e foi o local escolhido para o evento de lançamento do programa.

De acordo com o presidente da Águas Guariroba, José João Fonseca, no Programa Sanear Morena 3, que deverá ser concluído até 2025, serão instalados dois mil quilômetros de rede coletora de esgoto, mais 45 quilômetros de interceptores, ampliação das duas estações de tratamento – ETE Los Angeles e ETE Imbirussu – e construção de uma nova.

“Estamos realizando aqui o maior investimento em esgoto do Brasil. A partir de agora a Águas Guariroba começa a investir R$ 636 milhões para garantir esgoto coletado e tratado para toda a população”, afirmou.

Até o final do programa, a concessionária prevê implantar 126 mil ligações domiciliares que irão beneficiar cerca de 240 mil pessoas de 418 bairros.

Olarte

O prefeito de Campo Grande, Gilmar Olarte, participou do lançamento do Sanear Morena 3 e lembrou que os serviços de saneamento contribuem para que a população tenha mais qualidade de vida. “Todas as pessoas precisam se conscientizar de que esgoto não é despesa, é investimento preventivo em saúde”, destacou.

Olarte disse ainda que a cidade é destaque no País como uma das capitais com melhores índices de água e esgoto. “Isso é muito importante para Campo Grande. Um filho que brinca mais à vontade em um chão de terra, uma criança que joga bola na rua mais tranquila porque sabe que ali não está contaminado, ali está saneado. Estas crianças, juntamente com suas famílias, terão muito mais qualidade de vida”, observou.

Desde o início da concessão dos serviços de água e esgoto em Campo Grande, em 2000, a Águas Guariroba já investiu aproximadamente R$ 800 milhões no setor. A concessionária é operada pela companhia de saneamento Aegea. De 2006 a 2013, o serviço de esgoto na cidade foi expandido de pouco mais de 20% para os atuais 73%, por meio das duas primeiras etapas do Programa Sanear Morena.

Só no segundo semestre deste ano, estão previstas a implementação de 89 quilômetros de rede de esgoto e 8.463 novas ligações domiciliares. “Os investimentos em saneamento que a Águas Guariroba traz para Campo Grande irão fazer da cidade uma das primeiras capitais brasileiras com o esgoto totalmente coletado e tratado. Isso é um desafio muito importante para uma cidade como a nossa. Vamos chegar ao final de 2014 com uma cobertura próxima de 80% de rede de esgoto disponível para a população”, afirmou Fonseca.

Fonte: A Critica

Veja mais: http://www.acritica.net/index.php?conteudo=Noticias&id=122206

Últimas Notícias: