saneamento basico

Após 16 anos, Cedae inaugura estação de tratamento em São Gonçalo

RIO — Dezesseis anos após ficar pronta, a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de São Gonçalo finalmente foi inaugurada na manhã desta quarta-feira. A estação, que tem capacidade para tratar 800 litros de esgoto por segundo, começa a fazer o tratamento primário (retira 40% das impurezas) de 300 litros de água por segundo. O presidente da Cedae, Wagner Victer, afirmou que entre 60 e 90 dias será iniciado o tratamento secundário (retira até 98% das impurezas).

Inaugurada pelo ex-governador Marcello Alencar, em dezembro de 1998, a estação ficou 16 anos inoperante. As ligações domiciliares foram feitas pela metade e o esgoto era lançado na rede de água pluvial e depois em rios que deságuam na Baía de Guanabara. As obras para fazer a estação operar e, de quebra, melhorar o abastecimento de água do município só foram retomadas em 2013.

Reportagem feita em agosto pelo GLOBO mostrou que um relatório do Tribunal de Contas (TCE) afirmava que foram gastos mais R$ 122 milhões do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para fazer a estação operar. Victer explicou que o atraso de quase duas décadas foi causado por erros na condução do empreendimento.

— Houve um erro básico na condução do PDBG que, ao invés de fazer sistema a sistema completo, você contratava empreiteiras diferentes para cada fase. Hoje não, toda contratação que fazemos são integradas.

Colocar uma obra pronta para funcionar é duas vezes mais difícil do que construir uma nova — comentou o presidente da Cedae.

O esgoto de Paquetá também será ligado à ETE de São Gonçalo por uma tubulação que cortará o fundo da Baía de Guanabara. Essa fase da obra deverá estar pronta no primeiro trimestre de 2015. Segundo Victer, para tratar o esgoto da Ilha de Paquetá (100 mil litros por segundo) está sendo instalada uma tubulação de sete quilômetros entre a ilha e São Gonçalo.

Japoneses da Japan International Cooperation Agency (Jica), que financiou a construção da estação, estiveram presentes na cerimônia. Já o governado do estado, Luiz Fernando Pezão, não compareceu porque a lei eleitoral proíbe a participação de candidatos a reeleição em inaugurações.

FONTE: http://oglobo.globo.com/rio/apos-16-anos-cedae-inaugura-estacao-de-tratamento-em-sao-goncalo-14323441#ixzz3GuvBqZIq

Últimas Notícias:
Gerenciando Montanhas Lodo

Gerenciando Montanhas de Lodo: O que Pequim Pode Aprender com o Brasil

As lutas do Rio com lodo ilustram graficamente os problemas de água, energia e resíduos interligados que enfrentam as cidades em expansão do mundo, que já possuem mais de metade da humanidade. À medida que essas cidades continuam a crescer, elas gerarão um aumento de 55% na demanda global por água até 2050 e enfatizam a capacidade dos sistemas de gerenciamento de águas residuais.

Leia mais »