Após Lava-Jato, setor prevê queda de 30% nas receitas de empreiteiras este ano

247 – A receita das maiores empreiteiras deve cair mais 30% neste ano. Após a Lava Jato, as maiores empresas do país já haviam registrado retração de 19,3% em 2014.

A previsão é baseada no ranking das 500 maiores empresas de engenharia divulgado pela revista “O Empreiteiro”, que indica que a receita bruta do setor no ano passado ficou em R$ 95,4 bilhões, perto da registrada em 2008. Em 2013, a marca foi de R$ 118 bilhões.

Entre as gigantes, a maior retração foi da líder do setor: a Construtora Norberto Odebrecht, com recuo de 27% na receita.

Em entrevista ao Globo, Carlos Eduardo Lima Jorge, presidente da Comissão de Obras Públicas da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), afirma que o pessimismo com os resultados de 2015 é agravado pelo setor imobiliário: “A crise agora afetou a área imobiliária, que tem tido um volume de distrato (desistência) de contratos muito grande e vivido uma queda sensível do ritmo do programa Minha Casa Minha Vida.

Além disso, de janeiro a julho, os investimentos do PAC foram 40% menores. Esse quadro nos dá segurança para dizer que a retração sobre 2014, que já foi ruim, deverá girar em torno de 30%”

Últimas Notícias: