saneamento basico

Cantareira volta a fornecer água para 7,4 milhões de pessoas

O Sistema Cantareira voltou a fornecer água para 7,4 milhões em abril, segundo nota divulgada nesta quinta-feira (14) pela Companhia de Saneamento Básico (Sabesp). Desde janeiro, o reservatório havia voltado a ser o principal sistema produtor de água da Grande São Paulo.

No entanto, o Cantareira atende menos pessoas do que antes da crise hídrica, segundo a Sabesp, quando era responsável pelo abastecimento de água para quase 9 milhões de pessoas e produzia 31,7 m³/s. Atualmente, a afluência do sistema é de 23,3 m³/s, vazão máxima de retirada do reservatório determinada pela ANA (Agência Nacional de Águas) e Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE). Um metro cúbico (m³) de água corresponde a 1 mil litros.

Em imagem da Represa do Jaguari, que integra o Sistema Cantareira, no município de Jacareí (SP), feita na quarta-feira (13), o nível da água aparece bem baixo da faixa de vegetação.

O Sistema Cantareira é formado por seis represas: duas delas são de gestão federal (Jaguari e Cachoeira) e o restante de gestão estadual (Jacareí, Atibainha, Paiva Castro e Águas Claras), monitoradas pelo DAEE.

O sistema tem capacidade para armazenar 1.269 bilhões de litros (considerando o volume morto) e opera com 66,2% nesta quinta-feira. Após meses de dependência da reserva técnica, o manancial saiu do volume morto no fim de 2015 e usa, desde então, o volume útil para abastecimento da população.

Reajuste e fim do bônus
A agência que regula o setor de saneamento e de energia no estado de São Paulo, a Arsesp, autorizou a Sabesp a aumentar a tarifa da conta de água em 8,44% a partir de 12 de maio. O reajuste será o mesmo para o serviço de esgoto.

Em março, a Arsesp autorizou a Sabesp a cancelar o bônus para consumidores que economizam água e a aplicação de multa para quem gasta muito. O bônus e a multa foram algumas das medidas adotadas pelo governo a partir de 2014 para o combate à crise hídrica no estado.

Fonte: G1
Foto: Foto: Nilton Cardin/Estadão Conteúdo

Últimas Notícias:
Embrapa Saneamento Rural

Balanço Social da Embrapa destaca ações em saneamento básico rural

As ações desenvolvidas pela Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP) e parceiros em saneamento básico rural estão entre os nove casos de sucesso do Balanço Social da Embrapa 2023, que será apresentado na quinta-feira (25), a partir das 10 horas, em Brasília, na solenidade em comemoração aos 51 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

Leia mais »