saneamento basico

Casal recebe prêmios nacionais e estaduais de saneamento

A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) recebeu do Comitê Nacional de Qualidade da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes) o Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento (PNQS) pela quarta vez consecutiva, em solenidade realizada nesta terça-feira (26), em Curitiba (PR), com as Unidades de Negócio (UNs) Sertão e Benedito Bentes.

O PNQS é o maior prêmio do setor da América Latina, considerado o “Oscar do saneamento” e que tem como objetivo agraciar as empresas que se destacaram por boas práticas de gestão. A Companhia recebeu o prêmio no nível I (250 pontos) para as Unidades de Negócio Benedito Bentes e Sertão. De acordo com a superintendente de Desenvolvimento Organizacional da empresa, Ângela Omena, a premiação é o reconhecimento ao trabalho de aprimoramento que as unidades fizeram ao longo do ano. “A Casal está dando ênfase à qualidade em excelência na gestão, por isso a premiação pela quarta vez seguida”, informou a superintendente.

Nesta quarta-feira (27), a Casal foi reconhecida com o Prêmio Estadual da Qualidade (PEQ), edição 2013, entregue a cinco Unidades de Negócio (UNs): Benedito Bentes, Serrana, Leste, Sertão e Bacia Leiteira. A solenidade de premiação foi realizada na casa de festas Pierre Chalita, em Maceió. A diretoria da Companhia foi representada pelo vice-presidente de Gestão de Serviços de Engenharia, Osmar Lisboa.

No PEQ, a UN Sertão foi premiada no Nível I; a UN Bacia Leiteira no Nível II (Bronze); enquanto as UNs Leste, Serrana e Benedito Bentes foram premiadas no Nível II (Prata).

O Prêmio Estadual da Qualidade (PEQ) é uma iniciativa do Movimento Alagoas Competitiva (MAC) e é concedido anualmente às organizações, públicas ou privadas, que se destacam na adoção de práticas de gestão alinhadas aos fundamentos da excelência preconizados pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). Entre os critérios avaliados, estão: liderança, estratégia e planos, clientes, sociedade, informações e conhecimento. Esta é a terceira vez que a Casal recebe o Prêmio Estadual da Qualidade – as outras vezes referem-se a 2011 e 2012.
Ainda em novembro, dois trabalhos técnicos da Casal foram reconhecidos com o Prêmio Alagoano de Saneamento Ambiental, no encerramento da XVII Jornada Alagoana de Saneamento, no último dia 12.

O trabalho com o título “Programa de Recuperação de Clientes de Baixa Renda por meio de Ações Socioambientais, Comerciais e Operacionais”, de autoria das funcionárias Vivianne Barbosa e Maria Aparecida Torres, foi o primeiro colocado.

O trabalho “Projeto de Recuperação de Áreas Degradadas e Recomposição da Mata Ciliar da Captação Junqueiro/São Sebastião como Resultado da Arrecadação da Cobrança pelo Uso da Água no Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco”, de autoria das funcionárias Elane Pereira Gomes e Valeska Cavalcante da Costa foi o segundo colocado. Além do troféu, todas as autoras receberam uma quantia em dinheiro.

A XVII Jornada Alagoana de Saneamento e o Prêmio Alagoano de Saneamento Ambiental foram realizados pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes/AL).

Fonte: Aesbe
Veja mais: http://www.aesbe.org.br/conteudo/9262

Últimas Notícias:
Embrapa Saneamento Rural

Balanço Social da Embrapa destaca ações em saneamento básico rural

As ações desenvolvidas pela Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP) e parceiros em saneamento básico rural estão entre os nove casos de sucesso do Balanço Social da Embrapa 2023, que será apresentado na quinta-feira (25), a partir das 10 horas, em Brasília, na solenidade em comemoração aos 51 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

Leia mais »