saneamento basico

Cobrança da taxa de esgoto em Piraí dobra valor da conta de água

Piraí – Os moradores dos bairros 4 de Abril, Vila Nova Esperança, Acampamento da Light e na Rua XV de Novembro, em Piraí, tiveram o valor dobrado em suas contas de água devido a uma taxa de esgoto, que a Cedae (Companhia Estadual de Águas e Esgotos) passou a cobrar no último mês. O valor pegou a maioria dos moradores de surpresa, que alegam não terem sido informados da cobrança.  Atualmente, Piraí conta com duas estações de tratamento de esgoto – uma no bairro Acampamento da Light e a outro no 4 de Abril.

A presidente da AMOVILA (Associação de Moradores da Vila Nova Esperança), Márcia Pires, em conjunto com as lideranças de outros bairros estão coletando assinaturas para um abaixo assinado pedindo a paralisação da cobrança. Na noite desta segunda-feira (31) alguns moradores estiveram na Câmara Municipal de Piraí pedindo apoio dos vereadores.

Tal cobrança traz não só indignação como também compromete a renda dos moradores dos bairros, que em sua maioria são aposentados com renda mínima. Vale ressaltar não apenas por “seletivamente” serem os primeiros e únicos a arcarem com o aumento da tarifa no município, mas por continuarem a sofrer os efeitos da instalação desta ETE, e principalmente porque não existe nenhuma comprovação de que a estação funcione corretamente” diz o texto do abaixo assinado, enviado às autoridades.

Que fique bem claro, este documento não se põe contrário ao devido tratamento de esgoto da cidade, o que nos indigna é pagarmos por um serviço que não pode ter a sua eficácia aferida” afirma Márcia.

O Superintende da Cedae de Piraí, Luiz Antônio Pereira, disse a Folha Vale do Café que ‘a Cedae informou com panfletos distribuídos nas ruas’, mas ele reconhece que foi pouco.

“Mas de qualquer maneira não teve uma informação muito concreta”, disse.

Todo mundo que tem esgoto tratado está sendo cobrado. Vai estender a todo município de Piraí. Água é vida. O esgoto já era para estar sendo tratado a vida inteira.  A pessoa paga 400 reais de energia elétrica e paga 60 reais de água e acha caro. O povo tem que conscientizar que água é vida. O povo não tem esse conceito” contestou o Superintende da Cedae.

Últimas Notícias: