saneamento basico

Com estiagem, Itu (SP) muda merenda e controla uso de banheiro em escolas

Por causa da estiagem que atinge a cidade, Itu (101 km de São Paulo) adotou o controle do uso de banheiros por alunos da rede municipal e também trocou o cardápio da merenda, que era uma refeição completa, por biscoitos, bolos e frutas. O município enfrenta um racionamento que tem atingido pelo menos 100 mil pessoas desde fevereiro. A cidade tem cerca de 154 mil habitantes, segundo o último censo do IBGE, de 2010.

Hoje, os reservatórios das escolas são abastecidos diariamente por caminhões pipas. A merenda escolar, que antes tinham arroz, feijão, carne com legumes e salada, agora é formada por bolo e biscoito individuais e mais uma fruta.

De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura, a adoção do novo cardápio é uma “forma consciente” de economizar água diante da severa estiagem que a cidade e demais localidades estão atravessando. O município servia em média 20 mil refeições nas escolas.

“Para se ter uma ideia da economia de água obtida, deve ser considerada que, além do líquido necessário para o preparo em si de aproximadamente 20 mil refeições, há ainda o consumo para a lavagem das louças e higienização das cozinhas”, informou a prefeitura, por meio de nota.

A prefeitura informou ainda que há uma orientação para o acompanhamento dos alunos aos sanitários para que sejam evitados desperdícios. “Por exemplo, situações de ‘brincadeiras’ e torneiras abertas por tempo exagerado”, informou a administração.

De acordo com Maria Eunice Severo, mãe de uma aluna que frequenta a rede municipal, há a orientação para que as crianças levem de casa a água para o consumo em sala de aula.

“As escolas estão cobrando que os pais enviem garrafas de água para que seus filhos possam ter o que beber enquanto assistem às aulas”, diz Maria Eunice.

A Prefeitura de Itu informou que por causa do racionamento de água houve a necessidade de adaptação do cardápio das escolas (Infantil, Fundamental e Educação de Jovens e Adultos), que dispõe agora de alimentos como pães, biscoitos, leite, sucos e frutas, oferecendo os teores nutricionais próximos aos obtidos com a merenda original.

Para a nutricionista Marina Palaro Massucato a substituição da merenda pelos alimentos agora oferecidos pode até ter valores nutricionais próximos aos de referência, mas são pobres fibras, vitamina E, além de outros nutrientes.

“A merenda oferece um diversidade de alimentos difícil de igualar”, afirma.

Últimas Notícias: