saneamento basico

Concessão de água e esgoto de Novo Progresso podem ser transferidos para AEGEA

Águas de Novo Progresso é a empresa que detém a concessão por 20 anos no município de Novo Progresso.

Prefeito quer autorização dos vereadores para transferir concessão dos serviços de tratamento e distribuição de água e esgoto da “Perenge” para “Aegea Saneamento e Participações S.A”.

Após receber do legislativo autorização por unanimidade, para pagar divida de mais de R$ 400 mil reais a concessionária “Aguas de Novo Progresso”, agora o prefeito quer autorização dos vereadores para transferir a concessão para outra empresa.

Através de Projeto de Lei Nº 0581/2014, o Prefeito Osvaldo Romanholi(PR), quer que o legislativo (Vereadores), autorize a empresa“Águas de Novo Progresso” transferir a concessão para a empresa multinacional “Aegea Saneamento e Participações S.A”, o projeto já tem parecer favorável da comissão de constituição e Justiça e deve ser deliberada em plenário nesta terça-feira (27/05).

Em contato com um dos proprietários da empresa contemplada em 2004 para explorar os serviços de tratamento e distribuição de água e esgoto no município de Novo Progresso , o senhor Paulo Raposo, respondeu que está transferência será  de extrema importância para melhorar os serviços no município, que a empresa citada é respeitada no mundo em tecnologia e capacidade para prestar tais serviços, disse.

De posse do contrato de concessão destes serviços, deparamos com um monte de obrigações a serem cumpridas pela concessionária e no parecer favorável a transferência desta concessão, não alerta para que sejam reiteradas estas pendências.

Estranho ou não, o fato surge no momento em que o município de Novo Progresso foi contemplado com mais de R$ 9 milhões de reais para investir em esgoto.

Recentemente O Jornal Folha do Progresso publicou reportagem, onde os serviços atualmente realizados pelo município, através da empresa contratada, são de péssima qualidade e demonstraram inúmeros defeitos, inclusive jorrando esgoto a céu aberto pelas ruas de Novo Progresso.

No Portal da empresa disponível na internet, empresa declara que em dezembro de 2004 a Perenge, através  de sua empresa de propósito específico ÁGUAS DE NOVO PROGRESSO , deu início ás atividades de concessão do sistema de abastecimento de água da cidade de Novo Progresso, no Pará.

A sessão no legislativo acontece toda as terça-feira a partir das 19h30min e são abertas ao público. Para ser autorizada a transferência desta concessão pública, será necessário a maioria simples dos votos dos vereadores presentes na sessão.

 

Fonte: Redação Jornal Folha do Progresso

http://www.folhadoprogresso.com.br/concessao-de-agua-e-esgoto-de-novo-progresso-podem-ser-transferidos-para-empresa-multinacional/

Últimas Notícias:
Chamada pública da Gasmig amplia perspectivas para produção de biometano em Minas Gerais

Chamada pública da Gasmig amplia perspectivas para produção de biometano em Minas Gerais

02 de junho de 2026 – A Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig) lançou uma chamada pública para identificar projetos interessados no fornecimento de biometano ao estado, movimento que pode impulsionar novos investimentos e ampliar a participação de Minas Gerais em um dos segmentos mais promissores da transição energética brasileira e no aproveitamento econômico de resíduos para produção de combustível renovável.

Leia mais »

O saneamento e a hipocrisia ambiental

Enquanto redijo este texto, Minas Gerais conduz a etapa decisiva da desestatização da Copasa, operação que pode movimentar de R$ 8 a R$ 10 bilhões. O modelo segue o trilho aberto pelo Rio Grande do Sul com a Corsan e por São Paulo com a Sabesp: oferta a um investidor de referência, modernização de contratos com municípios titulares e ancoragem nas metas do Novo Marco do Saneamento.

Leia mais »