saneamento basico

Concessionária investe R$7 mi no saneamento básico em 2013

A concessionária Águas de Votorantim investiu, apenas em 2013, aproximadamente R$ 7 milhões no sistema de água e esgoto do município. Foram realizadas diversas obras, ampliações e melhorias, que contribuíram para o saneamento básico de Votorantim. “Tais investimentos beneficiam principalmente a população, que passou a ter mais qualidade de vida”, destacou o superintendente da concessionária, Ivan Mininel.

Dentre as principais ações, destaca-se o aumento da capacidade de reservação de água no setor que abastece a região do Itapeva. Foi interligado ao sistema um novo reservatório, de 500 metros cúbicos, que reforçou o abastecimento do bairro Itapeva e adjacências. Com esse aumento foi beneficiada uma população de aproximadamente 14 mil pessoas, residentes nos bairros Itapeva, São Lucas, Jd. Europa, Real Parque I e II, Pedroso I, II e II, Jataí II, Vila Pardini e Jd. Bertioga.

A elevatória da Estação de Tratamento de Água (ETA) Central e o reservatório que abastece a região do Bela Vista também receberam melhorias. Foram substituídos na elevatória dois conjuntos moto bombas, que ajudam a aumentar a vazão da água até o reservatório instalado no Bela Vista, que, por sua vez, recebeu um novo booster, equipamento que reforça o abastecimento da região, mantendo estável a pressão da água nas redes de distribuição que chegam até as casas.

Outros investimentos feitos pela concessionária também beneficiaram a qualidade dos serviços prestados. Foi implantado um amplo e moderno laboratório na ETA Central, com o objetivo de obter resultados mais precisos nas análises que garantem a qualidade da água distribuída no município. O novo espaço tem cerca de 91 m² de área construída e conta com sala bacteriológica, sala de esterilização, área quente, área úmida e escritório. Mensalmente são coletadas 490 amostras para avaliar os parâmetros de potabilidade da água estabelecidos pelo Ministério da Saúde e Secretaria de Estado da Saúde.

Além das obras de melhorias no sistema de água, a empresa concluiu a instalação dos equipamentos aspersores de produtos químicos e da cobertura do processo de tratamento preliminar, melhorias que minimizaram em 90% o odor exalado pela Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Guimarães. “Foram instaladas tampas de fibras de vidros na primeira etapa do tratamento dos efluentes, de onde tinha origem o odor desagradável devido a maior concentração do gás sulfídrico, elemento natural do esgoto”, explicou Ivan.

Também foram reformados alguns leitos de secagem da ETE Novo Mundo e implantados micro medidores nas captações de água bruta com o objetivo de controlar o volume produzido, além de melhorar a análise das perdas.

Para 2014, Águas de Votorantim vai implantar mais um coletor tronco, beneficiando 6.500 pessoas que residem no bairro Fornazari e adjacências. Serão implantados 1.367 metros de rede coletora, que serão responsáveis pela captação e encaminhamento do esgoto para tratamento. Com isso, 95% do esgoto gerado no município passará a ser devidamente tratado. A concessionária também vai aumentar ainda mais o sistema de produção água e trabalhar para combater as perdas, melhorias que irão beneficiar os novos empreendimentos da cidade. Além disso, ela vai interligar mais dois novos reservatórios de água na ETA Central, ampliando em 1,5 milhão a capacidade de reservação.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Últimas Notícias:
Membrana de nanofiltração

Avaliação de uma membrana de nanofiltração para a remoção de antibióticos da água: um estudo de caso com Sulfametoxazol, Norfloxacina e Tetraciclina

Nesse contexto, o presente estudo avalia a nanofiltração, uma tecnologia de membranas filtrantes, na remoção de três antibióticos largamente consumidos (Tetraciclina, Norfloxacina e Sulfametoxazol) da água. Foi empregada a membrana NF270 (DOW – FilmTec), uma membrana de poliamida com massa molecular de corte de 400 Da que foi avaliada em termos de produtividade e capacidade de remoção dos antibióticos.

Leia mais »